“Neste contexto, a Marktest decidiu lançar em 2011, para o sector farmacêutico, uma nova ferramenta de benchmark, que acreditamos constituirá uma mais-valia para os gestores/marketeers, avaliarem, posicionarem e redefinirem estratégias da sua marca”.
Segundo explica a empresa, o MRI – HCare é realizado junto de médicos e farmacêuticos, dois dos principais players, na prescrição e recomendação destas marcas e os primeiros resultados do estudo estarão disponíveis em Maio e “poderão avaliar a sua reputação todos os laboratórios que manifestarem à Marktest a sua intenção de adesão ao projecto”, adianta.
O estudo será conduzido junto de uma amostra de 400 médicos e farmacêuticos, que fazem parte de um painel de profissionais de saúde, online. Em avaliação estão os indicadores “Imagem da Marca (positiva/negativa)”, “Confiança na Marca (de confiança / pouca confiança)”, “WOM (se já falou/se ouviu falar na marca)” e “Associação de fármacos (marcas) a laboratórios”.
“Com este estudo de reputação o cliente obtém como produto final um Índice de Reputação que resulta dos dois eixos de avaliação Imagem e Confiança, podendo depois numa perspectiva de benchmark, analisar ao detalhe os resultados obtidos para a sua marca e para as marcas concorrentes”, defende a empresa, adiantando que “poderão ainda ser comparados os níveis de reputação de cada marca, com os scores de reputação obtidos no MRI, realizado junto da população portuguesa com idades compreendidas entre os 15/64 anos”.
Fonte: Marktest