Considerando ser uma “data importante para a Microsoft”, Diogo Andrade começa por deixar um balanço da actividade da Microsoft no mercado nacional das aplicações de negócio, pelo que a sua oferta centra-se no Dynamics NAV, uma solução ERP (Enterprise Resource Planning) e o Dynamics CRM, a solução de gestão do relacionamento com clientes/utentes/cidadãos.
“A Microsoft quadruplicou o seu negócio nesta área desde que começou em Portugal”, comenta o director da divisão de aplicações de negócio da Microsoft Portugal. Actualmente, a Microsoft Dynamics conta em Portugal com 900 clientes; 700 clientes em Dynamics ERP; 6000 utilizadores em Dynamics CRM; pelo que tem a sua área de negócio a crescer 17%.
Além disso, reforça o responsável, conta com dezenas de parceiros numa altura em que estamos a atravessar um momento chave – “muitas empresas estão à procura do seu caminho para o futuro”, sublinha.
Focado no poder destas novas ferramentas para uma maior produtividade dos seus utilizadores, Armando Pinto, product manager, começa por apresentar a versão ‘cloud’ do Microsoft CRM. Com base em três ideias-chave – Familiar, Inteligente e Integrado – esta ferramenta pode ser acedida através do Outlook, do browser ou do telemóvel, facilitando o seu uso onde quer que seja, nas mais variadas situações.
Quando falamos nesta ferramenta, estamos a falar da gestão de relacionamentos, pelo que as funcionalidades são idênticas nos diferentes interfaces. Em tempo real, é possível ao utilizador gerir todas as informações relativas aos seus clientes, às suas vendas e às suas operações, bem como interagir com as redes sociais, como foi demonstrado por Armando Pinto.
“Descomplicar” e “Simplificar” são os termos usados por Diogo Andrade para se referir à estratégia da Microsoft que, segundo os últimos dados, tem tido um “número significativo de empresas” a querer saber mais acerca deste produto.
O serviço, está disponível até Junho de 2011 a um preço promocional de 31 euros por utilizador/mês, pelo que está disponível tanto em português como em mais 40 idiomas.
O Microsoft Dynamics CRM está oficialmente online desde 17 de Janeiro de 2011, e é lançado oficialmente hoje, em português, para a ‘nuvem’.
Filipe Santa-Bárbara
Fonte: Fibra