O número de pessoas envolvidas nesta acção é grande: 78 voluntários da Microsoft (o dobro do ano anterior), 38 voluntários da EPIS e 41 voluntários do Millennium bcp (também o dobro face a 2010). Todas estas pessoas vão dar lições sobre segurança online, alertando para os riscos e ameaças da Internet onde serão passados conselhos acerca de uma utilização segura das redes sociais, do Messenger e de outras ferramentas da internet.
A directora-geral da Microsoft, Cláudia Goya, encabeça a lista de voluntários que amanhã, juntamente com o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, vai ensinar as 65 crianças, entre os 6 e os 10 anos, da Escola Básica do Bairro do Armador, em Marvila, os cuidados básicos a ter na Internet.
Patrícia Fernandes, Responsável pelas Áreas de Relações Públicas e Cidadania da Microsoft em Portugal, afirma que “o Dia da Internet Segura constitui a maior acção privada de voluntariado empresarial da Microsoft e tem vindo a atrair cada vez mais colaboradores voluntários. A Segurança é um tema crítico para a Microsoft e grande parte dos nossos programas e iniciativas passam por este tema. Agora que temos duas gerações digitalmente incluídas, os jovens e as crianças do 1º ciclo, é absolutamente fundamental alertá-los para os perigos que existem no mundo online, que crescem a um ritmo preocupante. A prevenção é a melhor arma para combater eventuais ameaças online. Enquanto empresa líder no sector das tecnologias de informação, a Microsoft pretende sensibilizar os mais novos para os riscos que podem correr online, sentimos esta missão como uma responsabilidade social”.
A iniciativa decorrerá em Lisboa, Oeiras, Sintra, Cascais, Leiria, Alcochete, Porto, Loures, Odivelas, Palmela, Sintra, Amadora, Corroios, Azeitão, Carcavelos, Murtal, Almada, Torres Novas, Setúbal, entre outras localidades cujas escolas e/ou Câmaras Municipais decidiram assinalar o Dia da Internet Segura.
Fonte: Lift