A iniciativa, que se estreia no dia 31 de Maio em 136 estações de televisão, apresenta também o seu balanço dos últimos 5 anos. Por cá, o Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado nos Armazéns do Chiado, que recebem uma acção de medição de CO entre as 10h e as 22h, e os anúncios estarão no ar na RTP e na SIC.
Segundo referido em comunicado, cerca 13 milhões de europeus visitaram site série nos últimos seis anos de campanha, tendo sido recolhidos mais de 1400 conselhos e efectuados mais de 134 mil testes de CO em dois anos.
A campanha da Comissão Europeia “HELP – Por uma vida sem tabaco”, destinada a sensibilizar os jovens para os perigos do tabaco, lança novas actividades para celebrar mais um Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala no próximo dia 31 de Maio. A data foi antecipada pelo Comissário Europeu para a Saúde e Protecção dos Consumidores, John Dalli, numa conferência de imprensa realizada hoje em Bruxelas, onde reafirmou o compromisso da UE na luta contra o tabaco, tendo no final realizado um teste de medição de monóxido de carbono na tenda da HELP.
Pelo sexto ano consecutivo, os jovens são participantes activos nas várias vertentes da campanha HELP. Além de os representantes das associações de jovens dos vários países fazerem parte do Conselho Consultivo do projecto, estão presentes nos eventos de rua, realizando os testes de medição de monóxido de carbono (CO) e aconselhando as pessoas.
Os dois filmes publicitários abordam as temáticas da prevenção e da cessação, colocando em destaque os conselhos disponíveis no site, os quais são recolhidos durante as acções de rua ou enviados directamente para a página. Os spots, “A Nuvem” e “Dominos”, serão exibidos juntamente com o spot “A Bolha”, dedicado ao fumo passivo, já transmitido em 2009.
Qualquer um dos três filmes mostra jovens que inventaram truques originais para não começar ou deixar de fumar e evitar o fumo passivo, mas cuja eficácia é questionável.
Site já recebeu 13 milhões de visitas e oferece 1.400 dicas
No site os utilizadores podem não só encontrar conselhos úteis para não começar ou deixar de fumar, num total de 1.400 dicas deixadas por utilizadores, como também informações diversas sobre o tabagismo e as actividades da campanha HELP, entre as quais se contam as acções de rua que desde 2006 se realizam em todos os países da União Europeia.
Agora totalmente reformulado, com vista a potenciar a interactividade, o site foi lançado em 2005, tendo na primeira fase da campanha, que terminou em 2008, recebido a visita de 7 milhões de utilizadores. Na 2ª fase, a decorrer desde 2009, contabilizam-se mais de 6 milhões de visitas, o que totaliza mais de 13 milhões de visitantes em seis anos de campanha, número que mostra o seu impacto crescente junto do público.
De referir ainda a série online “Helpers”, lançada no final de 2009 com o objectivo de familiarizar ainda mais os jovens com os temas relacionados com o tabaco, que já registou cerca de 3,3 milhões de vídeo views.
“Dá-nos o teu conselho” é também o lema dos eventos de rua, dirigidos sobretudo aos jovens, que podem gravar os seus conselhos, medir o nível de monóxido de carbono e navegar no site da campanha. Desde este ano, são ainda convidados a expressar-se artisticamente através de pinturas de grafitti, com a ajuda de um artista conhecido.
Entre 2009 e 2010, realizaram-se 430 eventos locais de que resultaram mais de 134 mil testes de CO à população.
Fonte: Imago