Publicidade na TV aumentou em Maio

tvˍcomandoˍp.jpg
De acordo com os dados da MediaMonitor, a oferta publicitária nos quatro canais nacionais de TV de sinal aberto aumentou em Maio, tendo sido registado um crescimento de 2,7% face a período homólogo do ano anterior.


Segundo a Marktest, no mês passado, foram exibidas 68719 peças
publicitárias nos ecrãs da RTP1, RTP2, SIC e TVI, considerando todos os
tipos de publicidade à excepção das auto-promoções dos canais. Este
montante equivale a uma média diária de 554 inserções de publicidade
por canal. O valor agora observado é o maior dos últimos 12 meses, ao
contrário de Janeiro, que foi o que registou menor número de inserções
publicitárias, com 49880, adianta a responsável pelos dados.

Segundo a MediaMonitor, no total, os quatro canais emitiram mais de 505
horas de publicidade (excluindo auto-promoções) em Maio de 2010, o que
representa uma média diária de 4 horas e 4 minutos por canal. Este
número evidencia uma subida de 8,8% face ao mês homólogo de 2009. Nos
últimos 12 meses, este foi o mês que apresentou maior duração da
publicidade comercial.

Anúncios mais longos

Nos cinco primeiros meses do ano, a duração média dos spots
publicitários foi de 27 segundos, mais três segundos do que o observado
no mesmo período de 2009, mostrando que se exibiram anúncios mais
longos nestes canais.

Esta duração média variou entre os 13 segundos na RTP2 e os 40 segundos
na RTP1, sobretudo devido à duração da publicidade de Telecompras, que
teve um peso muito significativo na duração publicitária total deste
canal.

Relativamente ao período homólogo do ano anterior, a duração média dos
spots publicitários aumentou em todos os canais, excepto na RTP2 e na
SIC, onde se manteve inalterável. Na RTP1 esse aumento foi bastante
significativo como vimos, com mais 14 segundos, devido à maior oferta
de espaço em Telecompras. Na TVI a duração média da publicidade subiu
um segundo.

Fonte: Marktest

Quarta-feira, 16 Junho 2010 01:00


PUB