Este ano David Beckham assumirá um papel mais recatado no mundo do
futebol internacional, o que “deixa um espaço em aberto” no pódio das
apostas do marketing desportivo, comenta o vice-presidente da Publicis
Brasil, Hugo Rodrigues.. Segundo uma reportagem desenvolvida pela TV M&M no Wave
Festival 2010 em Maio deste ano, o
jogador argentino poderá vir a ser “o menino de ouro do Mundial de
Futebol 2010”, deixando para trás Kaká e Robinho. Já Wayne Rooney
dificilmente suplantará o carisma publicitário de Beckam, afirmaram os
especialistas em matéria de marketing.
No ano passado, Messi foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA e,
segundo a France Footbal, também suplantou o avançado inglês em números:
33 milhões de euros arrecadados em 2009, contra os 30,4 milhões de
Beckham. No total, Messi terá somado 19 milhões de euros em contratos
publicitários. O jogador integrou uma superprodução da Adidas que contou
também com o espanhol David Villa e o francês Zinedine Zidane. Já a
Pepsi, marca que terminou o acordo milionário com Beckham em 2009,
contou com os rostos de Messi, Kaká e Drogba na sua mais recente
campanha.
Beckham mantém-se nas campanhas da Adidas, Nike, Coca-Cola e Yahoo,
naquele que foi o maior esforço de marketing da marca até hoje. O
jogador inglês tem ainda contratos com a Giorgio Armani e a Motorola.
O internacional português, Cristiano Ronaldo, não foi esquecido e,
segundo os profissionais de marketing entrevistados, está claramente na
lista dos jogadores com maior potencial publicitário. Segundo a France
Footbal, Ronaldo detém o terceiro lugar, com 30 milhões de euros
arrecadados em 2009. Os seus compromissos com marcas rondam os 16
milhões de euros.
Robinho vence no Brasil, mas Kaká poderá “explodir” no Mundial
Em território brasileiro, Káka e Robinho disputaram o pódio. A pedido da
M&M online foi elaborado um estudo comparativo no qual Robinho se
destacou ao nível inserções publicitárias. O jogador dá o rosto pela
Samsung, Seara, Unilever, Volkswagen e ainda se juntou à campanha
“Escreve o Futuro” da Nike. Kaká marca presença nas campanhas da Panini,
Procter & Gamble e Pepsico. Já segundo Dado Lancelloti, Director
comercial do portal R7, Kaká teria todos os atributos para “explodir”
neste Mundial de Futebol da África do Sul. Apesar da “vitória” de
Robinho no Brasil, Dado Lancelloti considera que o jogador é um ícone no
Brasil, mas não na Europa. Ao nível de publicidade, o Director
Comerical do portal R7 afirma ainda que se “tem de ter em conta que hoje
em dia o marketing em torno do Futebol é cada vez mais dirigido às
mulheres, tanto quanto aos homens”. Neste sentido, os “bonitões”, como
Kaká, terão grandes hipóteses de conquistar o mercado publicitário.
CK
Fonte: M&M Online