Segundo a MOP, “a fasquia este ano é bastante alta para Portugal: somos o quarto país mais premiado do mundo nos Young Lions, e a etapa local que agora se encerra com o anúncio dos nomes que vão representar Portugal nesta competição dedicada aos jovens profissionais com idade até aos 28 anos, é apenas o princípio de uma longa maratona na Riviera francesa, na qual a única “arma” permitida é a criatividade”.
Na categoria “Filme”, patrocinada pela EDP, que procurava um filme que reforçasse o seu posicionamento, os vencedores foram a dupla da Normajean – André Peixoto e César Nunes – com o trabalho “Start/ Stop”.
Em “Imprensa/ Outdoor”, categoria patrocinada pelo Montepio Geral, que desafiou os jovens criativos a criarem um anúncio de Imprensa e de Outdoor para promoção da instituição de solidariedade social Cercica, o trabalho “Caderno”, valeu a Sofia Moutinho e João Rocha, ambos da Young & Rubicam, um bilhete de avião para Cannes.
Em “Marketing”, o patrocinador APPM – Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing pretendia uma estratégia que aumentasse e fidelizasse os seus associados. Lissa Sarconi Fedrezzi, da Shipt Thinkers, e Giovana Orlandeli, da Arc WW, são a dupla que irá rugir por Portugal, em Cannes, na categoria “Marketing”.
Na competição de “Media”, o patrocinador Volkswagen procurava uma estratégia media criativa para os meios e Imprensa e Outdoor, que reforçasse o posicionamento “Think Blue” da marca. Quem mais se destacou pela criatividade colocada ao serviço da media foi o trabalho “Think blue – Act blue”, desenvolvido por Ana Ramos e Susana Reis, da Brand Connection.
A patrocinadora Vodafone procurava, na categoria “Internet”, uma campanha de comunicação em meios digitais inovadora, para a promoção da Banda Larga Móvel da Vodafone. O trabalho “Mega Maratona” valeu a Rita Bernardo e a Maria João Amaro, ambas da Fullsix, uma oportunidade de brilhar em Cannes.
Em “Design”, a patrocinadora Delta Cafés queria ser surpreendida por propostas de packaging para reposicionamento de um grupo de produtos do segmento dos cafés moídos. Foi atribuída uma menção honrosa, a Filipa Pinto, da Draft FCB.
Na categoria estreante de Relações Públicas, a marca de tintas Dyrup queria ser surpreendida por uma campanha de RP que enfatizasse, junto dos seus públicos-alvo, os valores que estão associados à marca. O projecto “Pintar o Bairro”, de João Mascarenhas de Lucena, da JLM e Associados, sagrou-se vencedor.
Para a também estreante competição de Activação, a Volkswagen procurava acções de activação da marca na rua, nos transportes públicos, e no Festival Optimus Alive, no âmbito do seu posicionamento “Think Blue”. “A Força da Reciclagem”, de Ivo Martins, da Torke, foi o trabalho escolhido pelo júri dos Young Lions.
Na vertente académica da competição, patrocinada pela APPM, a criatividade do trabalho “Micro e Pequenas Empresas”, desenvolvido por Frederico Pinheiro, da Lisbon Ad School valeu-lhe um passe para uma semana de formação intensiva com os maiores gurus do mundo, na Academia Roger Hatchuell, que decorre a par do Festival.
Edição de 2011 com balanço muito positivo
“Estamos muito satisfeitos com os resultados deste ano, pois atingimos os nossos principais objectivos – conseguir uma forte participação de trabalhos nas novas categorias deste ano (Activação e RP), bem como nas introduzidas no ano passado (Design e Marketing), mantendo um elevado grau de envolvimento nas categorias mais antigas. Penso que fizemos com que a edição dos Young Lions deste ano se tenha transformado numa competição alcançável a todos os jovens talentos de toda a industria criativa do sector de comunicação, publicidade e marketing”, Vasco Perestrelo, CEO da MOP – Multimedia Outdoors Portugal.
Os vencedores portugueses da edição de 2011 dos Young Lions vão receber os seus prémios na próxima sexta-feira, 13 de Maio, pelas 18h30, na ETIC, em Lisboa, pela mão de Vasco Perestrelo, CEO da MOP, que assegura desde 2009 a representação nacional do Festival.
Daqui a sensivelmente um mês, de 18 a 25 de Junho, os vencedores acima anunciados defrontarão os jovens talentos seleccionados pelas outras delegações mundiais, à excepção dos vencedores das categorias “Relações Públicas”, “Design” e “Activação”, que são categorias exclusivas para Portugal.
Ainda assim, os vencedores destas três categorias pioneiras e que Portugal implementou este ano, receberão também um bilhete para Cannes por parte da representação portuguesa do Festival, e irão usufruir da maior experiência de networking do mundo na área da comunicação.
Fonte: Cunha Vaz & Associados