Revelados os vencedores nacionais dos Young Lions

young_lions_portugal
O júri nacional da competição Young Lions, lançada no passado mês de Março pela MOP, representante portuguesa do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, já escolheu os trabalhos vencedores, cujos autores vão ser premiados com a oportunidade de “rugir” bem alto na 58ª edição do mais reputado festival da indústria da comunicação.

Segundo a MOP, “a fasquia este ano é bastante alta para Portugal: somos o quarto país mais premiado do mundo nos Young Lions, e a etapa local que agora se encerra com o anúncio dos nomes que vão representar Portugal nesta competição dedicada aos jovens profissionais com idade até aos 28 anos, é apenas o princípio de uma longa maratona na Riviera francesa, na qual a única “arma” permitida é a criatividade”.

Na categoria “Filme”, patrocinada pela EDP, que procurava um filme que reforçasse o seu posicionamento, os vencedores foram a dupla da Normajean –  André Peixoto e César Nunes – com o trabalho “Start/ Stop”.

Em “Imprensa/ Outdoor”, categoria patrocinada pelo Montepio Geral, que desafiou os jovens criativos a criarem um anúncio de Imprensa e de Outdoor para promoção da instituição  de solidariedade social Cercica, o trabalho “Caderno”, valeu a Sofia Moutinho e João Rocha, ambos da Young & Rubicam, um bilhete de avião para Cannes.

Em “Marketing”, o patrocinador APPM – Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing pretendia uma estratégia que aumentasse e fidelizasse os seus associados. Lissa Sarconi Fedrezzi, da Shipt Thinkers, e Giovana Orlandeli, da Arc WW, são a dupla que irá rugir por Portugal, em Cannes, na categoria “Marketing”.

Na competição de “Media”, o patrocinador Volkswagen procurava uma estratégia media criativa para os meios e Imprensa e Outdoor, que reforçasse o posicionamento “Think Blue” da marca. Quem mais se destacou pela criatividade colocada ao serviço da media foi o trabalho “Think blue – Act blue”, desenvolvido por Ana Ramos e Susana Reis, da Brand Connection.

A patrocinadora Vodafone procurava, na categoria “Internet”, uma campanha de comunicação em meios digitais inovadora, para a promoção da Banda Larga Móvel da Vodafone. O trabalho “Mega Maratona” valeu a Rita Bernardo e a Maria João Amaro, ambas da Fullsix, uma oportunidade de brilhar em Cannes.

Em “Design”, a patrocinadora Delta Cafés queria ser surpreendida por propostas de packaging para reposicionamento de um grupo de produtos do segmento dos cafés moídos. Foi atribuída uma menção honrosa, a Filipa Pinto, da Draft FCB.

Na categoria estreante de Relações Públicas, a marca de tintas Dyrup queria ser surpreendida por uma campanha de RP que enfatizasse, junto dos seus públicos-alvo, os valores que estão associados à marca. O projecto “Pintar o Bairro”, de João Mascarenhas de Lucena, da JLM e Associados, sagrou-se vencedor.

Para a também estreante competição de Activação, a Volkswagen procurava acções de activação da marca na rua, nos transportes públicos, e no Festival Optimus Alive, no âmbito do seu posicionamento “Think Blue”. “A Força da Reciclagem”, de Ivo Martins, da Torke, foi o trabalho escolhido pelo júri dos Young Lions.

Na vertente académica da competição, patrocinada pela APPM, a criatividade do trabalho “Micro e Pequenas Empresas”, desenvolvido por Frederico Pinheiro, da Lisbon Ad School valeu-lhe um passe para uma semana de formação intensiva com os maiores gurus do mundo, na Academia Roger Hatchuell, que decorre a par do Festival.

Edição de 2011 com balanço muito positivo

“Estamos muito satisfeitos com os resultados deste ano, pois atingimos os nossos principais objectivos – conseguir uma forte participação de trabalhos nas novas categorias deste ano (Activação e RP), bem como nas introduzidas no ano passado (Design e Marketing), mantendo um elevado grau de envolvimento nas categorias mais antigas. Penso que fizemos com que a edição dos Young Lions deste ano se tenha transformado numa competição alcançável a todos os jovens talentos de toda a industria criativa do sector de comunicação, publicidade e marketing”, Vasco Perestrelo, CEO da MOP – Multimedia Outdoors Portugal.

Os vencedores portugueses da edição de 2011 dos Young Lions vão receber os seus prémios na próxima sexta-feira, 13 de Maio, pelas 18h30, na ETIC, em Lisboa, pela mão de Vasco Perestrelo, CEO da MOP, que assegura desde 2009 a representação nacional do Festival.

Daqui a sensivelmente um mês, de 18 a 25 de Junho, os vencedores acima anunciados defrontarão os jovens talentos seleccionados pelas outras delegações mundiais, à excepção dos vencedores das categorias “Relações Públicas”, “Design” e “Activação”, que são categorias exclusivas para Portugal.

Ainda assim, os vencedores destas três categorias pioneiras e que Portugal implementou este ano, receberão também um bilhete para Cannes por parte da representação portuguesa do Festival, e irão usufruir da maior experiência de networking do mundo na área da comunicação.

Fonte: Cunha Vaz & Associados

Quarta-feira, 11 Maio 2011 12:18


PUB