SIMTEJO aposta em acção de sensibilização

hidrobox_simtejo
A SIMTEJO, empresa concessionária do Saneamento Integrado dos Municípios do Tejo e Trancão, está a levar a cabo a acção sensorial Hidrobox, que utiliza apenas sons, sem recurso a imagens ou palavras.

A iniciativa que consiste na exibição da peça “A História sensorial da Água”, decorre até 29 de Março em Mafra e vai estar patente em Loures, Amadora, Odivelas e Vila Franca de Xira, com o objectivo de sensibilizar a população para a importância da água.

Exibida na Hidrobox, a peça conceptual “A História sensorial da Água” utiliza apenas sons, sem recurso a imagens ou palavras. Esta peça, percepcionada unicamente através da audição, possibilita que cada indivíduo construa a sua história em volta da água, mediante os sons que vão ouvindo e da sua imaginação.

“Ao ouvir “A História sensorial da Água”, os visitantes percepcionam a história da água ao longo dos tempos, desde os primórdios da Humanidade até aos dias de hoje, antevendo problemas de escassez da água e são conduzidos à reflexão da poupança da água”, explica a empresa em comunicado.

Esta iniciativa vai ainda permitir que as escolas conheçam o funcionamento de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e o seu papel na preservação dos recursos hídricos, através do visionamento de um filme.

Segundo a SIMTEJO “É fundamental que se tome consciência do impacto da água na nossa vida, desde os tempos mais antigos até à civilização moderna em que o consumo da água é feito com menos preocupações de preservação. Ao acompanharem os sons da água e recriarem mentalmente vários cenários, os Munícipes reflectem sobre a importância deste recurso e sobre a sua eventual escassez.”

Para acompanhar a execução da Hidrobox, a SIMTEJO conta com o apoio técnico do GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

Fonte: Jervis Pereira

Segunda-feira, 21 Março 2011 11:20


PUB