“A gastronomia nacional, constituída por produtos genuínos e de
qualidade e confeccionada por chefs de renome, não é, ainda,
reconhecida internacionalmente”, refere em comunicado o Turismo de
Portugal, que defende que “a percepção de Portugal como destino para
viagens de gastronomia e vinhos assume, cada vez mais, uma importância
estratégica na captação de turistas”.
De acordo com o organismo, actualmente, os produtos como o vinho e a
gastronomia estão associados a momentos de lazer e relaxamento e esta
nova cultura do gourmet está a gerar, nos últimos anos, um forte
crescimento deste produto turístico.
Assim, o Prove Portugal pretende aproveitar a grande tradição
gastronómica e vitivinícola do país para estruturar uma oferta
turística capaz de atrair diversos públicos, desde os consumidores mais
novos aos mais experientes neste tipo de produtos.
Acções para consolidar a oferta
O programa, iniciado este ano e coordenado pelo presidente da Academia
Portuguesa de Gastronomia (APG), José Bento dos Santos, é constituído
por um conjunto diversificado de iniciativas, com o objectivo de
consolidar Portugal como destino gastronómico de excelência. Terá
também a colaboração da APG – ligada à Academia Internacional e com
relações privilegiadas na gastronomia mundial – que promoverá algumas
das acções previstas e que poderá, sempre, integrar novas iniciativas
de parceiros públicos e privados.
Segundo o Turismo de Portugal, a iniciativa também procurará garantir a
qualidade dos produtos nacionais, da restauração, dos vinhos e da
diversidade culinária, envolvendo os Organismos Oficiais, as Entidades
Regionais de Turismo e Regiões Autónomas, os municípios, empresas, a
Confederação do Turismo Português, as associações empresariais e
profissionais, associações de produtores, empresários de restauração e
hotelaria e os chefs de cozinha.
O lançamento de um novo site – www.taste-portugal.com
– dedicado à gastronomia e vinhos nacionais que disponibilizará, de uma
forma interactiva e apelativa, informação sobre as regiões nacionais
com denominação de origem, variedade de vinhos, licores, críticas de
restaurantes, percursos gastronómicos, pratos típicos, agenda de
eventos, história da gastronomia, vídeos com receitas de chefs, entre
outros, é uma das acções base do Prove Portugal.
As acções de comunicação e promoção incluem uma campanha internacional
de publicidade que pretende dar notoriedade à gastronomia e vinhos,
aumentar os fluxos de turistas estrangeiros, divulgar o produto
gastronomia como factor de diferenciação e valorizar o destino Portugal.
A presença em feiras internacionais e a organização de visitas de
imprensa serão outras das acções de promoção previstas para o Prove
Portugal.
Através de uma colaboração com a Galp será também criado um roteiro
gastronómico, com guia de restaurantes e vinhos e localização em mapas
de estrada, que será dispensado nos postos de abastecimento da empresa.
A formação é uma das vertentes essenciais e mais importantes de todo o
processo turístico. Sendo assim, as Escolas do Turismo de Portugal
terão um papel essencial neste programa ao oferecerem novos cursos de
gestão e produção de pastelaria, gestão e produção de cozinha (em
inglês) e formação em restaurantes de referência. Serão também
mobilizados profissionais de topo para darem aulas nestas escolas, além
de se desenvolverem programas de especialização em vinhos, azeites,
confecções de peixe e cafés, também para alunos não profissionais.
Visitas técnicas de jornalistas, acções com restaurantes portugueses no
estrangeiro, conferências e captação de eventos internacionais como a
Milesime Estoril e a Cimeira da Academia Ibero-americana são algumas
das iniciativas previstas a realizar pela Academia Portuguesa de
Gastronomia, no âmbito deste programa.
Fonte: LPM