A partir do final do mês de Junho, a campanha vai estar presente em
centenas de mupis e outdoors, na televisão, na rádio e na internet,
para posicionar Portugal como a primeira opção de férias e fruição de
tempos livres (fins-de-semana, feriados e pontes) dos portugueses.
“A combinação de imagens temáticas dos vários destinos nesta campanha
evidencia a existência de motivos de atracção diversos, transversais a
várias regiões e que se complementam”, conta o Turismo de Portugal
adiantando que se “pretende que, qualquer que seja a motivação de
férias dos portugueses – city break, sol e mar, gastronomia e vinhos,
saúde e bem-estar, touring cultural e paisagístico – possa ser
experienciada em todos os destinos regionais, de Norte a Sul, do
Interior às Ilhas”.
O slogan “Descubra Portugal, um país que vale por mil” foi o escolhido
por representar um conceito “verdadeiro e simples – a diversidade da
oferta nacional – e por ser sonoro e memorável, permitindo diversas
aplicações. Portugal, uma gastronomia que vale por mil ou Portugal, uma
paisagem que vale por mil são dois desses exemplos”, sublinha.
Produzida pela agência Fuel, a campanha de publicidade vai abranger
vários períodos de férias e fins-de-semana dos portugueses, tendo
definidos diversos períodos de apresentação e projecção. Os meios
publicitários a utilizar para difusão foram seleccionados, na sua maior
parte, através de concurso público, orçando esta nova campanha
globalmente em 3 milhões de euros para 2010 e 2011. Esse montante
poderá ainda ser reforçado por verbas de outras proveniências,
nomeadamente orçamentos de promoção turística regional, adianta o TP.
Todos os anúncios e acções promocionais da campanha remeterão para o
canal de promoções online – www.descubraportugal.pt – agora relançado,
que oferece oportunidades concretas de férias nacionais, através de uma
parceria com os hoteleiros e agentes de viagens aderentes. O objectivo
deste canal é reforçar o envolvimento com a iniciativa privada, que
poderá assim continuar a utilizar a campanha como complemento para a
promoção da sua oferta turística.
Em 2009, na vigência da anterior campanha “Descubra um Portugal Maior”,
este canal de promoções teve um número médio de 1233 visitas diárias e
nos primeiros cinco meses deste ano o número subiu para 1660
visitas/dia, o que permitiu totalizar 613 mil acessos, 2,8 milhões de
“vistas de página” (page views) e 124 mil pesquisas de promoções desde
o início de funcionamento, em Fevereiro de 2009.
O lema da campanha – Descubra Portugal, um país que vale por mil –
poderá também ser adaptado a cada destino regional para se promover
individualmente, estimulando a adesão das Entidades Regionais ao
projecto e concentrando esforços de investimento e comunicação.
Países como a Espanha e Brasil e as comunidades portuguesas residentes
no estrangeiro também poderão vir a ser abrangidas por esta campanha de
promoção interna, devido à sua proximidade e crescente interesse
demonstrado nos últimos anos.
Em 2009, os turistas nacionais representaram mais de um terço das
dormidas realizadas em Portugal (13,24 milhões), geradas por 6,45
milhões de hóspedes.
Fonte: LPM