Arcádia: 92 anos de tradição e inovação rumo ao futuro

Neste Dia Internacional do Cacau, que se celebra esta quarta-feira, 26 de março, a Marketing Manager da Arcádia, Rute Pinheiro, partilha, na 1.ª Pessoa, a evolução desta marca de chocolates e bombons portugueses artesanais.

Arcádia: 92 anos de tradição e inovação rumo ao futuro

A Arcádia é a marca mais emblemática de chocolate em Portugal, a caminho de celebrar 92 anos de um legado pautado pela qualidade, tradição e inovação. Desde a sua fundação em 1933, no Porto, a marca tem evoluído, mantendo-se fiel às suas origens artesanais, mas também antecipando tendências e expandindo a sua presença no mercado nacional e internacional. Este equilíbrio entre tradição e modernidade tem sido um desafio constante para a marca.

Nos últimos anos, a Arcádia tem vindo a reforçar a sua aposta na diversificação da oferta e na proximidade ao consumidor, sobretudo ao público mais jovem, através das redes sociais, loja online e canais de venda em formato delivery. Desde 2020, a marca consolidou igualmente a sua presença através da abertura de novas lojas, com uma imagem sofisticada e serviços diversificados, permitindo que os seus chocolates, amêndoas e produtos de pastelaria – verdadeiros ícones da marca – cheguem a um público cada vez mais alargado.

Além da expansão física e digital, a Arcádia tem assumido um compromisso crescente com a sustentabilidade e responsabilidade social. O investimento em matérias-primas responsáveis, embalagens mais ecológicas e o reforço no lançamento de produtos solidários, refletem a preocupação da marca com o impacto ambiental e a comunidade em que se insere, em resposta a um consumidor cada vez mais consciente e exigente com as marcas. Esta abordagem, aliada à preservação do fabrico artesanal, presente ainda em muitos dos produtos que diariamente encontramos na rede de mais de 45 lojas e cafetarias da marca, reforça a diferenciação da Arcádia num mercado competitivo.

Para 2025, os objetivos da marca passam por continuar a expansão no território nacional e reforçar a presença internacional, levando a tradição do chocolate português além-fronteiras. O crescimento do portefólio de produtos, com especial foco em edições limitadas e colaborações estratégicas com marcas nacionais, será uma aposta para surpreender os consumidores e reforçar a ligação emocional com a marca.

A ambição principal é a de continuar a crescer, mantendo a essência que a tornou uma referência no universo da chocolataria portuguesa. Com um pé na tradição e outro na inovação, a marca prepara-se para novos desafios, sempre com o compromisso de estar presente em momentos únicos e especiais na vida dos seus clientes.

Rute Pinheiro, Marketing Manager da Arcádia

Quarta-feira, 26 Março 2025 11:43


PUB