Uma mensagem de amor ao mundo nos Jogos Olímpicos – a afirmação da marca Equipa Portugal

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 realiza-se hoje, 26 de julho. O diretor comercial e de Marketing do Comité Olímpico de Portugal (COP), Pedro Sequeira Ribeiro, escreve, na 1.ª Pessoa, sobre o conceito da campanha desenvolvida e a relevância da marca Equipa Portugal.

Uma mensagem de amor ao mundo nos Jogos Olímpicos - a afirmação da marca Equipa Portugal

A realização dos Jogos Olímpicos em França, na cidade de Paris, onde residem mais de um milhão de portugueses, constitui uma oportunidade única para o COP afirmar a sua marca e os seus valores junto da comunidade portuguesa, que pretende apoiar os atletas olímpicos da Equipa Portugal no maior evento desportivo do mundo. Visto por mais de metade dos habitantes do planeta, nos últimos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, mais de seis milhões de portugueses acompanharam.

Assim, numa estratégia de marketing partilhada e construída com as várias marcas e empresas parceiras olímpicas, fundamentais para a amplificação da mensagem, foi desenhada uma campanha que: por um lado, mobiliza, uma vez mais, o coração dos portugueses a bater pela Equipa Portugal para assegurar o maior apoio aos nossos atletas; e também seja diferenciadora e envolvente, com a transmissão de uma mensagem de amor ao mundo que se reúne nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A capacidade dos portugueses se relacionarem com todos os povos do mundo, de promoverem e estabelecerem relações de amizade, como comprova a nossa diáspora espalhada pelo mundo, deve orgulhar-nos enquanto nação, que tem nos portugueses emigrados em França um exemplo de referência.

Portugal tem, assim, nesta participação dos atletas da Equipa Portugal Paris 2024 a oportunidade de transmitir uma mensagem de amor, esperança, paz e amizade ao mundo, e inspirar os atletas de outros países a conseguirem vencer o medo de um mundo em guerra e com enormes desafios climáticos e sociais, através da palavra “amor”.

Foi com este conceito que, ao longo do último ano, o COP trabalhou os trajes olímpicos da Equipa Portugal, numa coleção desenhada pela empresa e marca portuguesa DECENIO. Transmitem portugalidade, elegância, sofisticação e as mensagens de amor ao mundo nas suas peças, como a frase escrita pelo Presidente da República de Portugal, Marcelo rebelo de Sousa. A ação de promoção dos trajes e equipamentos da Equipa Portugal Paris 2024, na cidade de Paris, e o desfile no Aeroporto de Lisboa, realizado pela DECENIO e JOMA, constituíram momentos de afirmação deste conceito.

A mensagem desta campanha, e imagem do coração, está também presente na moeda de dois euros, em circulação desde 4 de julho, desenhada e emitida pela INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda, com o reforço do conceito de apoio à Equipa Portugal – de Alma e Coração.

Na recente apresentação dos 73 atletas de 15 modalidades que integram a Equipa Portugal, no antigo Museu Nacional dos Coches – Picadeiro Real, em Lisboa, os atletas tiveram a oportunidade de sentir a história de Portugal neste bonito espaço e degustar um almoço de cozinha portuguesa oferecido pela Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe.

Com o apoio da marca RFM, foi apresentada “A minha bandeira”, a música oficial da Equipa Portugal – com letra original de Rodrigo Gomes e música dos Xutos e Pontapés –, que reforça o sentimento de orgulho nacional e de representar Portugal, bem visível no videoclip oficial com os atletas olímpicos. Além disso, ao longo dos últimos meses, a RFM com apoio da Repsol produziu o podcast “Glória Equipa Portugal”, que apresentou individualmente os atletas portugueses que vão participar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Até ao final da participação da Equipa Portugal nos Jogos Olímpicos Paris 2024, vamos ter ainda o reforço desta campanha com diversas iniciativas das marcas parceiras olímpicos entre campanhas e ativações, e reforçar a visibilidade dos atletas e da marca com a ativação do espaço Equipa Portugal nos Aeroporto de Lisboa e Porto, numa parceria com a ANA Aeroportos, proporcionando um ponto de contacto nas partidas e chegadas dos atletas com os portugueses através da comunicação social.

A transmissão televisiva dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, assegurada pela Eurosport, que produziu e emitiu desde a data dos 100 dias para o início da competição, um programa semanal Equipa Portugal que apresentou as diversas modalidades e atletas presentes em Paris 2024.

A transmissão das provas dos atletas portugueses será destacada pela RTP, que exibirá ainda uma campanha de promoção da app Equipa Portugal – com as informações de provas e os resultados –, que todos os portugueses espalhados pelo mundo poderão instalar e apoiar.

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 constituem a melhor oportunidade de promoção do desporto, das modalidades e dos atletas olímpicos, reforçando o sentido de união dos portugueses – um país, uma equipa. A Equipa Portugal!

Pedro Sequeira Ribeiro, diretor comercial e de Marketing do Comité Olímpico de Portugal

Sexta-feira, 26 Julho 2024 12:25


PUB