“Cinética do Silêncio” de Susana Anágua em Exposição no Centro Colombo

expo_colombo_susana_anagua
O Centro Colombo recebe, a partir de hoje, a peça “Cinética do Silêncio” da artista Susana Anágua dando, desta forma, continuidade ao projecto “ Arte Chega ao Colombo” e à exposição “Quatro Elementos, Quatro Artistas”, desenvolvida em parceria com o Museu Colecção Berardo.

A exposição, que inaugurou a 31 de Março com a instalação da obra ‘Coração Independente Vermelho’ da artista plástica Joana Vasconcelos que representava o elemento fogo, continua agora com a peça “Cinética do Silêncio” de Susana Anágua que poderá ser vista na Praça Central do Centro Colombo, de 2 de  Junho a 18 de Julho, e que representa o elemento água.

A exposição “Quatro Elementos, Quatro Artistas” estará patente ao público até Outubro com peças dos artistas portugueses Miguel Palma, que irá apresentar a obra “Google Plane” que representa o elemento “ar” e Isaque Pinheiro que, através da sua obra “…A Medida de Todas as Coisas” fará a representação do elemento “terra”.

Escolhida para representar o elemento água, a instalação “Cinética do Silêncio”da autoria de Susana Anágua foi criada no âmbito do concurso “7 Maravilhas de Portugal”, que decorreu paralelamente à declaração das “Novas 7 Maravilhas do Mundo” (New 7 Wonders of the World), em inícios de 2008. Esta instalação esteve patente no Mosteiro da Batalha, fazendo um paralelismo entre o movimento dos monges no claustro e o movimento da água no interior das mangueiras.

“A exposição “Quatro Elementos, Quatro Artistas” pretende ser o primeiro contributo do Centro Colombo na divulgação, promoção e abertura à sociedade civil das actividades culturais. Com o objectivo de permitir um acesso generalizado a manifestações artísticas promovidas por entidades que têm vindo a assumir um papel activo e determinante na disseminação da cultura, esta exposição é mais um ponto de partida para a reflexão sobre o que é hoje a arte e a importância da sua acessibilidade e democratização. Esta iniciativa pretende, assim, aproximar os visitantes do Centro Colombo às diversas manifestações artísticas e promover a sua participação e interacção com obras de arte”, explica em comunicado a Sonae Sierra, adiantando que a parceria com o Museu Colecção Berardo concretiza a primeira fase de um projecto que o Centro Colombo quer continuar e alargar aos mais variados movimentos artísticos e parceiros culturais.

Fonte: GCI

Quarta-feira, 01 Junho 2011 23:00


PUB