Com uma tiragem média semanal de 15 mil exemplares e com uma leitura que abrange cerca de 30 mil médicos, o Notícias Médicas foi lançando em 14 de Dezembro de 1971 iniciando o jornalismo médico no nosso País.
Indagado sobre os desafios para o futuro, Rafael Reis comenta que são os mesmos “que enfrenta toda a imprensa”. “Só pode ser resolvido se oferecermos jornalismo de muita qualidade e rigor aos leitores, como é a nossa filosofia”, refere o director da publicação.
No que diz respeito a outros formatos e plataformas, “o drama (em toda a Imprensa mundial generalista ou especializada) é que não é rentável”, começa por adiantar Rafael Reis. “Todos os grupos de imprensa entraram (‘porque é preciso estar…’) na internet, iPad e outros suportes, mas ainda nenhum tirou resultados disso e entretanto descuraram a qualidade (e proximidade com o leitor) do jornalismo impresso”, conclui o responsável acerca desta questão.
Este semanário que atinge os 40 anos de existência é também distribuído periodicamente, com as revistas Agenda do Médico e Grandes Entrevistas Clínicas. Além disso, conta ainda com um departamento de projectos especiais que edita revistas e newsletters para instituições ligadas à saúde e Sociedades Científicas.
Filipe Santa-Bárbara
Fonte: Briefing