Estes são os primeiros resultados de uma auscultação que a associação fez no sentido de “entender os maiores desafios” do setor e “ajudar a encontrar soluções”. E que recebeu 129 contributos.
Questionados sobre o impacto no esforço de comunicação, 19% afirmou que ainda é cedo para dizer, mas 14% indicaram que vão parar totalmente a comunicação. E 31% admite que já está a haver decréscimo, embora em graus variáveis.
Quanto às operações da empresa, 22,2% tiveram de “parar tudo” e em 50,5% elas foram afetadas “significativamente”. Só em 3% dos casos não houve impacto.
Relativamente ao orçamento, 44 das empresas não sofreram cortes, mas nas demais houve alterações, desde supressões de 10% a 100%.
Dos participantes, 52% indicam que não esperam problemas em cumprir as suas obrigações, com 40% a não prever corte no número de colaboradores. Em 27%, porém, esses cortes são esperados.
Quanto a soluções, destacou-se o entendimento de que é preciso um forte impulso na tecnologia, seguido de um maior investimento no e-commerce, mas também de uma injeção de criatividade no marketing.
A APPM conta atualizar este barómetro a cada 20 dias.