A dimensão e a ambição da DreamMedia na B108

A polémica em torno do concurso para exploração da publicidade exterior em Lisboa foi o pretexto para uma entrevista com Ricardo Bastos, o jovem CEO da dreamMedia, que reclama ter a dimensão para liderar o mercado de outdoor em Portugal.

Na empresa, localizada em Vila Nova de Gaia, constroem-se soluções à medida, em que a inovação e a tecnologia estão cada vez mais presentes. Este ano, Ricardo Bastos espera faturar mais 10% do que em 2017 e tem já uma meta para 2019: atingir a barreira dos 10 milhões em volume de negócio.

O negócio da Zippy é outro: vestuário infantil. A marca da Sonae Sports & Fashion acaba de se apresentar ao mercado com uma nova identidade, fruto de um novo posicionamento: afirma-se como uma family brand. A diretora de Marketing, Ana Raquel Oliveira, e a diretora criativa, Filipa Belo, dão conta dos porquês desta mudança. A criatividade é da This is Pacifica e Filipe Mesquita explica como a agência concretizou o briefing da marca.

Em destaque ainda nesta edição, os 30 anos da Wunderman, a agência de marketing direto do grupo WPP. Jorge Castanheira, diretor-geral há 11, troca por miúdos os dois eixos do posicionamento da agência – creatively driven e data inspired – para advogar a importância de saber interpretar os dados com criatividade.

E os dados são, precisamente, o grande manancial que se retira das ferramentas digitais, em que as apps são incontornáveis. Pretexto para saber o que andam as marcas a fazer neste domínio – ANA, BPI, CP, Fitness Hut, L’Oréal e McDonald’s partilham a respetiva experiência, enquanto André Gil, partner da Bliss Applications, apresenta o estado atual da arte, para concluir que o marketing, tal como o consumo, será cada vez mais mobile centric.

Este será também o caminho a percorrer pela Um Grama, a marca portuguesa que damos a conhecer. Miguel Sturnino e Ana Cascalheira são os fundadores de uma empresa que se propõe divulgar o que de melhor se faz, em termos de produtos gastronómicos, nas diferentes regiões do país. Com os sabores contidos em embalagens que remetem para os tubos de ensaio. Mas não só…

Do marketing à criatividade, mostramos o que anda Nuno Teixeira a fazer pelo mundo. De Singapura a Nova Iorque, o percurso foi-lhe aberto quando ganhou um Leão, nos Young Lions, de Cannes. Trocar a TBWA Chiat Day New York por uma agência portuguesa não está, para já, nos planos, mas isso não invalida que não tenha saudades de projetos portugueses.

Por falar em projetos, ainda não é conhecido o novo o Marcelo Lourenço, o brasileiro que cruzou o Atlântico há fazer carreira por cá. E que estreia uma nova rubrica na Briefing – o Lado B, em que levantamos o véu sobre outros interesses dos criativos para lá da publicidade.

Também na Impressão Digital mostramos o lado menos conhecido de diretores de Marketing: este mês, a protagonista é Margarida Duarte, que comanda os destinos de Comunicação e Marca do Badoca Safari Park.

Há ainda lugar para opinião: de Ana Paula Cruz, docente do IPAM; de Bruno Gavino, CEO da Codedesign; de Tiago Sousa, managind director da Liminal; de Patrícia Dias, da Universidade Católica; e de Alessandro Lima, da e.Life.

fs@briefing.pt

 

Quinta-feira, 29 Dezembro 2022 12:28


PUB