A inovação leva à escolha da Emma. Explica a Filipa

A inovação está inscrita na Emma – The Sleep Company, uma característica que, aliada à proximidade e conveniência, a fez ser a Escolha do Consumidor pelo segundo ano consecutivo. A diretora da marca em Portugal, Filipa Guimarães, explica ainda o rebranding, que foi motivado por um reforço do posicionamento, uma vez que passou a focar-se, além da noite, também no dia dos consumidores.

“Bed-in-abox”. Foi através deste colchão, comprado no site, entregue em casa até quatro dias e que oferecia 100 dias de teste, que a Emma surgiu com um conceito “disruptor” e uma solução “única e eficaz”, num mercado ainda muito tradicional. Afinal, a aquisição deste tipo de produto é um processo que pode ser longo e intenso: envolve pesquisa, visitas a lojas e a testagem de diferentes modelos.

“Agora, sendo o nosso core a inovação, continuamos o nosso crescimento para oferecer não só colchões, mas toda uma experiência de descanso. Proporcionar produtos de qualidade para uma experiência holística de descanso e bem-estar”, afirma a diretora da Emma em Portugal, Filipa Guimarães, acrescentando que é essa irreverência que os distingue da concorrência.

A marca considera ser a primeira a comunicar um produto “banal” do dia a dia – como é um colchão – de forma “sexy” e “irreverente”. E foi Escolha do Consumidor, pelo segundo ano consecutivo, a qual reconheceu a inovação, a qualidade da tecnologia, e o trabalho diário de desenvolver produtos inovadores capazes de revolucionar o descanso. “Mais do que novos produtos, é o reconhecimento da otimização constante do nosso portefólio, que, de ano para ano, continua a ser distinguido pelas mais diversas organizações”, afirma a responsável, lembrando que a Emma, em 2022, também foi eleita Produto do Ano e recebeu o Prémio Cinco Estrelas. “Isto prova, claro, o nosso mote ‘one team one dream’. O trabalho conjunto de desenvolvimento, pesquisa, marketing, operações e logística, num esforço de levar o melhor da tecnologia aos que querem melhorar a sua qualidade de vida”, defende.

No ADN, a Emma tem inscrita a inovação, sendo uma jornada que – diz – os consumidores acompanham e privilegiam. Começou como um e-commerce de colchões e, hoje, o portefólio de produtos já vai mais além, com uma nova categoria de camas e outros produtos já lançados – é um “compromisso contínuo” de colocar artigos no mercado, com caraterísticas únicas, e de oferecer um serviço e uma experiência de compra fácil e prática. “Até na forma como fazemos marketing, procuramos os canais onde possamos estar mais próximos do consumidor, uma das razões pelo qual somos neste momento umas das marcas principais em Portugal a fazer marketing de influência”, sustenta Filipa Guimarães. É essa expansão e proximidade, que, a seu ver, são também razões para que a insígnia seja escolhida pelos consumidores.

Continuar a desenvolver o portefólio, nomeadamente na categoria de camas, é o próximo passo depois das distinções. “Como aconteceu com a chegada do colchão Emma a Portugal, também a entrada da nova categoria de camas é acolhida no mercado com o selo de aprovação da Escolha do Consumidor”, conta.

Além disso, vai expandir a sua presença offline, estabelecendo parcerias com retalhistas, como a Sonae, a Auchan e a Conforama. “Estas cadeias juntam-se à Emma na sua missão de ‘despertar’ o melhor de todos os portugueses, com os premiados produtos já disponíveis nas mais de 140 lojas parceiras em todo o País”, termina a diretora.

Noite e Dia

A Emma começou o novo ano com um posicionamento, uma mensagem e uma imagem renovados. A marca muda o seu foco e pretende despertar o potencial de cada pessoa, para que esta encare os desafios de todos os dias. “Queremos energizar, despertar, motivar os clientes Emma a enfrentarem os seus dias e a serem as melhores versões de si próprios. E assim, em constante mudança, adaptarmos aquilo que os consumidores querem e valorizam”, explica a diretora da Emma em Portugal, Filipa Guimarães.

O rebranding foi desenvolvido in-house. A marca, “mais do que proporcionar uma noite de sono de qualidade, passa a ser o ponto de partida para um dia em cheio”. A transformação começa com a redefinição da sua mensagem, “Desperta o teu melhor”, que passa a refletir a nova visão de como uma boa noite de sono ajuda as pessoas a tornarem-se na sua melhor versão.

As cores laranja e azul mantêm-se, mas com uma “vivacidade renovada”, pretendendo identificar os elementos do dia e da noite. “Estes elementos procuram transportar-nos para as sensações vividas depois de uma boa noite de sono, quando acordamos prontos e energizados para um novo dia”, afirma. A mudança da identidade visual será implementada nos diversos materiais, nas plataformas de marketing e comunicação, e também está planeada para o packaging.

“Passamos de oferecer um colchão para oferecer toda uma experiência de descanso. Continuamos a inovar não só nos nossos produtos, mas também na forma como nos relacionamos com o consumidor – queremos estar presentes, mais do que durante a noite, também no dia, através da energia que uma boa noite de descanso proporciona”, acrescenta Filipa Guimarães.

briefing@briefing.pt

Terça-feira, 15 Março 2022 12:20


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