De acordo com um inquérito internacional realizado por L’Oréal Paris, em parceria com a Ipsos, 75 % das mulheres já foram vítimas de assédio sexual num espaço público, pelo menos uma vez na vida. Para 52 % dos inquiridos, as mulheres são por vezes culpadas pelas situações de assédio devido às suas atitudes, ao comportamento ou à aparência –55 % homens, 50% mulheres.
A marca tem-se dedicado em quebrar as barreiras que impedem as mulheres de afirmarem a sua autoestima, lançando agora mais uma campanha nesse sentido. A presidente mundial da marca, Delphine Viguier-Hovasse, adianta que um estudo com grande escala mostra que duas em cada três mulheres estão a alterar a sua aparência física para evitar o assédio na rua, por isso, a publicidade procura mudar a mentalidade sobre o assédio sexual.
“A mensagem para as mulheres é: ‘A culpa nunca é sua, nem das suas roupas, nem da sua maquilhagem. E toda a gente deve ser lembrada disso. Todos os dias’”, afirma.
Em Portugal, a campanha está presente: no Instagram e no TikToK; em out of home, na Universidade do Porto, na Universidade de Coimbra, na Universidade de Lisboa e na Universidade do Algarve, entre outras; e na estação Alameda do Metro de Lisboa, onde uma das carruagens será inteiramente “vestida” de laranja, incluindo uma ativação na saída do metro.
Carolina Neves