Partindo da mensagem de que a Madeira “é um lugar de pertença, um lugar onde todos sentem que fazem parte”, a identidade visual está mais moderna e representa “a Madeira como é: simples, vibrante e playful”. O logótipo é composto a partir da desconstrução do círculo – símbolo associado à ideia de inclusão e ao espírito madeirense. Graficamente, o círculo representa a ideia de união e perfeição, mas também diversidade.
A estratégia da marca contou com a colaboração da Bloom Consulting e a nova identidade partiu do trabalho da agência criativa BAR e estará presente em todos os materiais de comunicação da Região Autónoma da Madeira, dentro e fora de fronteiras.
“A nova Marca Madeira pretende despoletar um sentimento único e ser capaz de transmitir o nosso propósito: Fazer com que cada pessoa sinta que é aqui que pertence!”, diz o diretor executivo da APM, Nuno Vale. “Este sentimento de pertença…transcrito na expressão “Belong”, na língua inglesa, é a razão porque a marca existe. É muito mais do que os benefícios ou as características unificadoras de uma região. O propósito da marca é um norte, capaz de unificar as nossas gentes e quem nos visita em torno de uma perceção comum e daquilo que nos propomos ser e fazer”, acrescenta.
“Madeira, tão tua” assenta em quatro pilares: “um lugar onde me sinto bem; um lugar onde me sinto entre amigos; um lugar em que vivo como um local; e um lugar ao qual quero sempre voltar”.