A alfarroba, um fruto mediterrâneo muito comum no Alentejo e Algarve, e com grande resistência à seca, é a protagonista dos modelos da marca premiados. O principal componente é o Alfarroba Tex, um biomaterial desenvolvido pela designer portuguesa Mónica Gonçalves; os restantes materiais são a sarja de algodão biológico com tingimento mineral, e a sola em borracha com restos de fibra de banana e casca de café, produzidos em Portugal; e o forro é antitranspirante e ecológico, com recurso à reciclagem.
O compromisso da Marita Moreno passa por utilizar práticas sustentáveis e ecológicas na cultura corporativa, minimizando, assim, os impactos gerados no meio ambiente pelas atividades económicas, além de sensibilizar as pessoas para a forma de consumir.
Os GFA homenageiam os melhores do setor, abordando a criatividade, a inovação, a sustentabilidade e o impacto social. Os prémios pretendem oferecer um maior reconhecimento a designers de calçados de todos os níveis, desde designers emergentes até empresas e corporações.