A consultora avaliou mais de 200 marcas numa escala de 100 pontos, conjugando uma análise quantitativa de seis dimensões: relação emocional com os stakeholders, reputação, experiência, presença e atividade no mercado, equipa e saúde financeira.
A Microsoft alcançou, assim, 80,8 pontos, ao passo que a Pfizer obteve 71,7 pontos, mais 10,1 pontos face ao ano anterior.
“Os resultados da análise de Energia e Força das marcas em Portugal, que tem por base o modelo certificado que desenvolvemos em conformidade com as normas ISO20671 e ISO10668 mostram que pela primeira vez uma marca atinge o nível de excelência (mais de 80 pontos) – Microsoft, mas também, e como era expectável, que o efeito da pandemia conduziu a uma quebra generalizada deste índice que coloca à prova a força das marcas, e em mais de 200 marcas auditadas e avaliadas apenas 34 atingiram o nível de robustez (mais de 70 pontos)”, comenta o Partner e CEO da OnStrategy, Pedro Tavares.
Sectorialmente, foram analisadas marcas de mais de 40 indústrias, e as que registam o melhor Índice de Energia e Força nas principais indústrias são:
PSI 20: EDP (70,7pts).
Banca: SANTANDER (64,6pts).
Sistemas de Pagamento: MULTIBANCO (76,4pts).
Seguros: FIDELIDADE (63,5pts).
Crédito ao Consumo: CETELEM (54,5pts).
Energia: EDP (70,7pts).
Tecnologia: MICROSOFT (80,8pts).
Multimédia: SIC (67,5pts).
Telecomunicações: VODAFONE (69,2pts).
Retalho Alimentar: CONTINENTE (71,7pts).
Retalho Tecnologia: WORTEN (69,4pts).
Retalho Lar: IKEA (66,6pts).
Retalho Bricolage e Acessórios: LEROY MERLIN (64,4pts).
Retalho Desporto: SPORT ZONE (64,8pts).
Retalho Saúde e Bem Estar: WELLS (62,1pts).
Retalho Têxtil: ZARA (66,0pts).
Retalho Restauração: MCDONALD’S (74,9pts).
Alimentação e Bebidas: NESTLE (76,2pts).
Alimentação Animal: ROYAL CANIN (65,4pts).
Higiene Pessoal: L’OREAL (76,1pts).
Higiene do Lar: FAIRY (67,2pts).
Saúde e Farmácia: PFIZER (71,7pts).
Viagens e Lazer: PESTANA (68,5pts).
Mobilidade: VIA VERDE (70,0pts).
Automóveis: MERCEDES (71,7pts).
Produtos Industriais: RENOVA (68,6pts).
Serviços Profissionais: CTT (70,3pts).
Jogos e Entretenimento: LEGO (75,1pts).
Desporto: ADIDAS (74,8pts).
Celebridades: CRISTIANO RONALDO (75,6pts).