A opinião de… Eduardo Esparza, da Webloyalty

Inteligência artificial, a varinha mágica do Retail Media.

A opinião de... Eduardo Esparza, da Webloyalty

O Retail Media cresce a um ritmo imparável e espera-se que o investimento nesta tendência do marketing aumente 10,48% em 2024, atingindo 141,71 mil milhões de dólares. O Retail Media está a tornar-se a pedra angular para muitos retalhistas, que encontraram nesta fórmula um aliado para impulsionar a demonstração de resultados em tempos de crise e incerteza. Tornando-se mais poderosa quando o Retail Media é acompanhado e apoiado pela aplicação da Inteligência Artificial (IA). A utilização da IA tem um enorme potencial para diferentes pontos fulcrais da publicidade digital e para a criação de oportunidades em lojas físicas e online.

A IA fornece uma visão detalhada do comportamento do utilizador, permitindo uma melhor análise e utilização dos dados. Desta forma, os retalhistas podem ter uma base mais rigorosa para trabalhar na melhoria da experiência do consumidor, oferecendo sempre os produtos e serviços que este deseja ou necessita. No momento em que o utilizador deseja algo, é abordado por anunciantes que lançam uma mensagem com maior transparência em tempo real, criando um efeito de surpresa no utilizador como nunca antes. A empresas que conseguirem fazer este incrível cruzamento terão uma venda quase garantida e uma probabilidade maior de fidelização. 

A aplicação da IA permite também acrescentar um imenso valor ao cliente, criando uma relação totalmente personalizada. O uso de algoritmos avançados permite aos retalhistas conhecer e analisar o histórico de compras, cruzando conclusões com os dados sobre o rastreio de visitas, os métodos de pagamento, entre outros, possibilitando a criação de campanhas dirigidas a cada perfil de cliente. Serão capazes de antecipar as necessidades individuais, realizando uma segmentação mais precisa do público e oferecendo recomendações mais específicas, relevantes para maximizar o impacto, e criar experiências de compra mais envolventes. 

A publicidade programada por IA automatiza o processo de compra de espaços publicitários, melhorando a eficiência e relevância das campanhas. Deixando de ser intrusiva, adotando uma postura de utilidade e criando um ambiente em que os utilizadores se sentem compreendidos e valorizados.

Tudo isto reflete-se no resultado final, uma vez que o orçamento e o ROI serão otimizados. Ajustar estratégias, alocar orçamentos de forma eficiente, otimizar investimentos, concentrando-se nos canais e nas técnicas que proporcionam melhor desempenho, atrair e fidelizar clientes e outras ações, graças a esta tecnologia, são fatores que favorecem resultados empresariais. 

Como qualquer avanço tecnológico, a aplicação da IA no Retail Media não está isenta de desafios. À medida que as empresas adotam estas inovações, é fundamental abordar as preocupações éticas que garantem um equilíbrio entre a eficiência operacional e a responsabilidade empresarial. A privacidade e a segurança das informações dos clientes são fundamentais, sendo fundamental para uma experiência verdadeiramente satisfatória.

A união da IA com o Retail Media permite que tecnologia, retalhistas e anunciantes ofereçam aos utilizadores informações valiosas com uma criatividade sem limites, redefinindo a publicidade praticada no ambiente online e offline.

Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Iberia & Brasil

 

Quinta-feira, 08 Agosto 2024 11:24


PUB