A opinião de… Graça Borges

“Reciclar, a missão mínima de todos”. No âmbito do Dia Mundial da Reciclagem, que se celebra esta sexta-feira, 17 de maio, a diretora de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Super Bock Group dá a sua visão sobre os benefícios da mesma e destaca algumas iniciativas levadas a cabo pelo grupo.

A opinião de... Graça Borges

Estamos em 2024 e a mãe natureza, mais do que nunca, tem dado os seus alertas. Esgotamos cada vez mais cedo no ano os recursos que permitem a satisfação das nossas necessidades atuais e estamos a impactar a capacidade de as gerações futuras terem a suas necessidades satisfeitas.  Se queremos garantir o nosso futuro e o das gerações que se nos seguem, algumas formas de ser e de estar na vida e no planeta precisam de mudar. Gestos simples, podem fazer uma grande diferença. Reciclar é apenas um deles. É o mínimo que podemos fazer e depois de recursar, reduzir, repensar, reutilizar e reparar.

Ao reciclar estamos a contribuir para que as matérias-primas virgens que foram extraídas da natureza deem origem a novas matérias-primas (ou matérias-primas secundárias) para a produção de novos produtos, permanecendo no ciclo produtivo pelo maior tempo possível. Desta forma, evitamos mais extração, mais poluição, mais desgaste do planeta, mais emissões de CO2. Contribuímos para o modelo de economia circular.

Os benefícios são muitos e, por isso, reciclar tem de ser uma missão de todos. É o mínimo que todos podemos fazer. Cidadãos, empresas e autoridades devem atuar no mesmo sentido, assumindo a reciclagem como um dever e uma obrigação.

Aos consumidores cabe o papel determinante de assegurar que devolvem ao ecoponto certo a embalagem após o consumo dos produtos, garantindo que seguem o seu caminho para o processo de reciclagem. Às autoridades cabe o papel de promover um sistema organizado, eficaz e eficiente que assegure este processo de reciclagem. E as marcas, mais do que nunca, devem estar empenhadas em desenhar e lançar embalagens que assegurem a sua reciclabilidade a 100%.

No Super Bock Group, somos acérrimos defensores da reutilização e da reciclagem. Estamos comprometidos em atingir a neutralidade carbónica e promover a circularidade, o que passa pela reutilização e também pela reciclagem. Um compromisso que assumimos com todos os nossos stakeholders, dos parceiros aos clientes, colaboradores e comunidades em que estamos inseridos, e levado muito a sério por todas as nossas marcas, que se materializa em ações concretas.

Destaco as iniciativas de Redução de Uso de Materiais e Recursos (PET, vidro, cartão), redesenhando as nossas embalagens através de metodologias como o ecodesign. Um esforço suportado em Inovação, Investigação e Desenvolvimento que, ao longo dos últimos 15 anos, nos permitiu evitar a produção de pelo menos 97 mil toneladas de vidro e o uso de 53 mil toneladas de matéria-prima virgem, evitando também a emissão de 90 mil toneladas de CO2.

Para esta missão contribuem as parcerias com a Sociedade Ponto Verde, com o Pacto Português para os Plásticos, com a Plataforma Vidro+ e também com o consórcio Fundador da Associação SDR Portugal do qual somos membros desde a primeira hora e que pretende criar e gerir um sistema de depósito e reembolso das embalagens de bebidas não reutilizáveis em Portugal.

Mas ainda há muito mais por fazer. Na Europa, por exemplo, as garrafas de vidro têm em média apenas 52% de vidro reciclado. Em Portugal as taxas de reciclagem são baixas. É pouco, sobretudo quando o vidro é um material 100% e infinitamente reciclável.

Se achávamos que o Dia Mundial da Reciclagem era só mais uma efeméride, os números dizem-nos o contrário. No Super Bock Group sabemos que é possível fazer mais e, por isso, abraçamos a reciclagem como uma missão, também na sensibilização que fazemos junto do consumidor, com campanhas onde apelamos a mais reciclagem como aquela que celebra esta efeméride em 2024 questionando os nossos seguidores digitais: aceitaria uma garrafa com apenas 52% de cerveja?

Então, o mínimo que todos devemos fazer é mesmo reciclar!

Graça Borges, diretora de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Super Bock Group

 

 

Quinta-feira, 16 Maio 2024 12:29


PUB