A opinião de… Pedro Sousa

O Country Manager da Adsmovil Portugal advoga o retail media como a principal estratégia para atingir os consumidores no momento mais propício à decisão de compra. 

A opinião de... Pedro Sousa

No vasto panorama do mundo da publicidade, a capacidade de impactar os consumidores no momento certo é algo que as empresas procuram aperfeiçoar até hoje. Com o dilema do fim das third-party cookies a prolongar incertezas em 2024, essa possibilidade de chegar qualitativamente aos consumidores, torna-se mais crucial do que nunca e, onde o timing é tudo, o Retail Media surge como estratégia fulcral para atingir os consumidores no ponto mais propício à decisão de compra. 

Em termos simples, ao permitir que as marcas promovam os seus produtos e serviços diretamente nas plataformas de retalho, a essência do Retail Media está em alcançar os consumidores no exato momento em que estes estão já envolvidos numa pré-disposição de compra, bem como quando utilizam a 1st party Data para impactar essas mesmas audiências na sua navegação regular fora dessas mesmas plataformas e assim aumentar a recorrência de compra canalizando estas audiências valiosas para um momento mais perto da compra novamente dentro das plataformas de retalho. Não será este o ingrediente secreto para uma experiência publicitária cada vez mais relevante e eficaz na perspetiva do negócio das marcas, e que irá permitir responder ao desafio de encontrar o momento-chave para atingir o público-alvo?

Os anúncios integrados nas plataformas de retalho são sinónimo de uma experiência de compra mais fluída para os consumidores, onde não existe momento de disrupção entre a descoberta de um produto, a avaliação da necessidade de o adquirir e o momento de ação perante o mesmo. 

Juntando esta predisposição à compra, à possibilidade de as marcas terem acesso a valiosos dados de segmentação dos utilizadores, através da riqueza de informações reunidas na 1st party Data dos próprios retalhistas, estamos perante uma ferramenta muito poderosa que permite atingir o público certo, no momento certo, com uma grande eficácia e menor esforço de conversão.

Ademais, numa altura em que o foco na privacidade do utilizador é maior do que nunca, esta oportunidade de responder ao desafio do fim das third-party cookies com uma estratégia que respeita os consumidores sem perder a possibilidade de aceder a dados altamente personalizados dos mesmos, gerados diretamente através das suas interações com as plataformas de retalho, permite potenciar a experiência do cliente colocando-o no centro de forma mais transparente e igualmente eficaz.

O Retail Media é um fenómeno que as marcas mais atentas não só conhecem, como já estão a integrar nos seus planos, como é o caso do projeto Glovo Connect em parceria com a Adsmovil, mas o interessante será perceber a evolução desta estratégia no decorrer deste novo ano. Quanta mais aderência terá, que impacto poderão ter as tecnologias imersivas nestas experiências de compra e como poderemos continuar a inovar num setor em constante mudança, competitividade e evolução?

No meio de muitas previsões, algo é certo: os retalhistas detêm um ativo muito valioso enquanto proprietários de um vasto conjunto de dados primários sobre os seus consumidores. Esta mudança no acesso aos cookies irá permitir aos retalhistas serem uma peça fulcral no panorama da publicidade em 2024 e as marcas têm de subir rapidamente a bordo nesta que será uma colaboração que irá reformular todo o cenário das estratégias de comunicação daqui adiante.

Pedro Sousa, Country Manager da Adsmovil Portugal

Segunda-feira, 29 Abril 2024 12:29


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