A Padaria Portuguesa sabe o que anda a comer

“Sabe o que anda a comer?”. A pergunta dá o mote à campanha multimeios de reposicionamento d’A Padaria Portuguesa, que foi desenvolvida pela dupla criativa Mafalda Quintela e Francisco Chatimsky. A publicidade inclui uma ativação, em Lisboa, e um passatempo no Instagram, a decorrer esta terça e quarta-feira.

A Padaria Portuguesa está a mudar, apostando em três eixos de diferenciação: café orgânico, farinhas de moleiro e economia circular. Para dar a conhecer o seu reposicionamento, mudou a oferta, renovou as lojas – pelas mãos do arquiteto João Pombeiro e do XXXI Studio – e o site, e lança agora uma campanha.

A publicidade, presente em múpis, outdoors, autocarros, rádios, digital e redes sociais, pretende desafiar os portugueses a pensarem no que comem fora de casa e, assim, dar a conhecer o reposicionamento d’A Padaria Portuguesa “enquanto marca nacional com um forte compromisso com a qualidade e a origem dos seus produtos, apostando na economia circular”. A campanha é ilustrada por cinco produtos – croissant brioche, café orgânico, pão artesanal 100% trigo, salada vegetariana de cogumelos ostra Nãm e ovos mexidos biológicos –, que dão a conhecer as transformações efetuadas pela marca.

“Foi-nos lançado um desafio amplo. A Padaria Portuguesa queria demonstrar a renovação que efetuou na marca, oferta e nas lojas, e, ao mesmo tempo, posicionar-se, face à concorrência, como uma marca preocupada em democratizar o acesso a produtos de extrema qualidade e que vão ao encontro das atuais tendências e exigências de consumo. Nesse sentido, foi desenvolvida uma campanha que, em termos conceptuais, ilustra os seus fatores de diferenciação”, referem Mafalda Quintela e Francisco Chatimsky.

Associada à campanha, a marca está a levar a cabo uma ação de marketing de guerrilha, a decorrer até dia 11 de maio, em que 50 consumidores vendados andam pelas ruas de Lisboa, a comer variados produtos que se podem encontrar pela cidade – como sandes, croissants, salgados ou bebidas –, com uma t-shirt vestida que tem a mensagem “Sabe o que anda a comer?”. O objetivo é provocar os consumidores e despertar a sua curiosidade para esta questão.

Para complementar a ativação, A Padaria Portuguesa lança hoje o passatempo “Caça aos vendados”, no seu Instagram, para premiar os seus seguidores mais atentos. Os primeiros mil participantes, que partilharem uma story – fotografia ou vídeo – da ação de ativação, vão receber uma semana de menus pequeno-almoço n’A Padaria Portuguesa. O autor da fotografia mais criativa terá direito a um ano de menus pequeno-almoço.

A fase final da campanha é a revelação de um estudo de mercado sobre os hábitos de alimentação dos portugueses, encomendado pela marca à empresa Netsonda.

“Após 11 anos de crescimento, onde o foco foi na entegra de um produto com uma excelente relação qualidade-preço, na inovação e na abertura de lojas, sentimos necessidade de transformar e fazer uma melhoria na qualidade dos nossos produtos. (…) Ao criarmos esta campanha, queremos dar a conhecer a toda a gente a grande transformação que efetuámos ao longo do último ano na nossa oferta, nas nossas lojas e na nossa marca”, explica a diretora de Marketing d’A Padaria Portuguesa, Rita Neto.

Mupi Campanha Sabe o que come

briefing@briefing.pt

Terça-feira, 10 Maio 2022 11:45


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