Este prémio irá distinguir o melhor projeto pela sua criatividade e ligação próxima a Portugal e/ou às culturas lusófonas. A seleção dos projetos será feita por um júri composto por especialistas internacionais e nacionais que vão eleger cinco projetos finalistas, durante o encontro internacional em Lisboa, que culmina na escolha do vencedor.
A parceria pretende apoiar o setor audiovisual, a produção independente e o desenvolvimento de conteúdos em língua portuguesa e visa, ainda, dar a conhecer o talento nacional nas mais diversas áreas: autores, guionistas, atores, realizadores, produtores, nunca esquecendo a riqueza do nosso património cultural e histórico.
Segundo a estação, “este é um compromisso que reafirma o posicionamento da RTP no desenvolvimento de conteúdos audiovisuais originais e de qualidade, capazes de gerar audiências relevantes no nosso país e de circular com sucesso nos mercados internacionais”. “A RTP, ao associar-se ao ONSeries, reafirma o seu empenho relativamente ao desenvolvimento do audiovisual em Portugal, ajudando a fortalecer a indústria, a qualidade dos profissionais e o país enquanto destino”, salienta Hugo Figueiredo, membro do Conselho de Administração da RTP.