O banco vai doar um total de 500 mil euros a estas associações e iniciativas. À CARE International, uma ONG global que está a coordenar a intervenção no terreno na Ucrânia e países fronteiriços, serão atribuídos 250 mil euros. Já a plataforma We Help UKraine, uma iniciativa portuguesa que promove a ligação entre quem precisa de ajuda com quem, em Portugal e no mundo, pode ajudar, irá receber também um donativo de 100 mil euros, através de uma das ONG parceiras da plataforma, a ENTRAJUDA. Apoiará, ainda, o Banco de Bens Doados da ENTRAJUDA, com o valor de 100 mil euros, majorado pelos valores que resultem da campanha de angariação de donativos, que decorre na plataforma We Help Ukraine e no site do novobanco.
Os 50 mil euros adicionais serão disponibilizados pelo novobanco para outras iniciativas e ações no terreno que se tornem emergentes.
O novobanco promoveu, ainda, uma iniciativa na feira de produtos alimentares nacionais SAGAL Expo, que se realizou na passada semana, em Lisboa. No evento estiveram presentes mais de 200 empresas exportadoras nacionais que recolheram donativos alimentares que foram entregues à ENTRAJUDA.
Além de todas estas ações, o banco disponibiliza 15 estágios remunerados para refugiados nas várias áreas do banco, em função das qualificações.
Há também um conjunto de serviços bancários isentos de custos, estando já várias contas disponíveis em que os cidadãos ucranianos não vão pagar a comissão de manutenção de conta durante um ano após a data da abertura de conta. À semelhança desta iniciativa, o novobanco isentou as comissões das transferências para a Ucrânia e os envios através da MoneyGram, utilizando o serviço de depósito em conta, estão também temporariamente isentos de comissões.