“Lançámos este concurso para encontrar os jovens promissores nesta área profissional. Mas, além de pretendermos estimular a criatividade, a inovação e as oportunidades de carreira na cozinha, também queremos divulgar a gastronomia regional e os produtos portugueses. Acreditamos que vamos receber propostas de muita qualidade porque sabemos que há muito talento em Portugal”, enquadra, em comunicado, o administrador da Vila Galé Gonçalo Rebelo de Almeida.
Assim, no site criado para o efeito, podem candidatar-se cozinheiros entre os 18 e os 31 anos que têm até 31 de março para apresentar o currículo e duas receitas, sendo uma de prato principal de peixe e outra de carne. Estas receitas devem ter em conta uma confeção sustentável, os sabores e as tradições regionais, mas também a inovação e o custo moderado dos ingredientes. Terão também obrigatoriamente de incluir azeite Santa Vitória, uma marca Vila Galé.
Durante o mês de abril, são escolhidos os seis melhores candidatos de cada região – norte, centro, Lisboa, Alentejo, Algarve e Madeira –, os quais prestarão provas em maio, tendo de executar as respetivas receitas perante um júri. A final nacional acontece em junho, novamente com confeção de pratos e avaliação por um júri e pelo público.