É que, segundo Sonja, a música tem um comportamento semelhante à poesia. Assim, nesta curadoria, e respondendo ao desafio do Clube de Criativos de Portugal, a designer procurou criar um momento e uma ilha musical – um refúgio. Nas suas palavras, “um templo onde a urgência é verdadeira”.
Este ano, Sonja vai desafiar artistas nacionais e internacionais para um projeto de instalações e showcase. E, com colaboração de Joana Cardoso, já deu corpo a “Projeto Submerso”, música e vídeo sobre os poemas de Herberto Hélder. Apresenta, também, a playlist de La Flama Blanca com ilustração de Carlos Guerreiro.
Mas, a responsabilidade de mostrar como a criatividade comercial se cruza com a música não se esgota na semana criativa. Ao longo do ano, e uma vez por mês, será apresentado um podcast de um DJ, um produtor, um jornalista, ou um radialista, acompanhado por uma ilustração, um texto ou uma fotografia de um outro convidado. Sempre tentando refletir o impacto do urgente. Um trabalho que Sonja considera importante pois dá início a um processo de colaboração e partilha, “onde as pessoas cuidam dos talentos alheios e elevam-se umas às outras”.
E, apesar de admitir ser uma utopia, Sonja acredita que uma sociedade criativa tem que ser uma sociedade solidária. Um sentimento promovido pela Creative Jam, que é uma celebração e uma recompensa pelo trabalho e foco dos profissionais da criatividade.