A estratégia associada ao rebranding, explica o presidente da câmara, José Luís Gaspar, passa por “aumentar a visibilidade da marca através de um enquadramento de riquezas identitárias, alinhando os seus valores profundos com a necessidade de se posicionar, nacional e internacionalmente, no mapa global dos municípios portugueses”.
A assinatura – “Natureza Criativa” –, visa revelar a “alma inquieta das várias naturezas criativas” da cidade: a expressionista, romântica, poética, casamenteira, artística, empreendedora, literária, cultural e musical.
Para promovê-la será lançada uma campanha, no grande Porto, através do Turismo do Porto e Norte de Portugal, incluindo no Aeroporto Sá Carneiro e no Welcome Center da Estação de S. Bento.
Paralelamente, a nova identidade visual está a ser divulgada em vários elementos espalhados pela cidade, como é o caso de uma instalação de letras com 12 metros de comprimento e dois de altura, colocada “num dos principais pontos de passagem”. A esta juntam-se mupis com retratos de “notáveis amarantinos”, entre os quais Teixeira de Pascoaes, Amadeo de Souza-Cardoso, S. Gonçalo, Eulália Macedo, Acácio Lino, António do Lago Cerqueira e Eduardo Teixeira Pinto.
Também a sinalética do município será renovada, gradualmente, prevendo-se a criação de “Rota de Artistas” com placas alusivas.