Ao top 3? Chega a FCB Lisboa no LIONS Creativity Report

O projeto editorial “Reconstituição Portuguesa”, que valeu o Grand Prix de Design à FCB Lisboa nos Cannes Lions 2022, coloca agora a agência no top 3 do LIONS Creativity Report, na categoria Craft. É a primeira vez que uma agência portuguesa chega tão longe.

O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions acaba de publicar o seu relatório da edição de 2022, conhecido como o benchmark global de criatividade. O ranking coloca a FCB no top 3, devido ao livro “Reconstituição Portuguesa”, publicado pela Companhia das Letras/Penguin Random House e lançado, no dia 25 de abril, no Museu do Aljube, no âmbito das comemorações dos 48 anos da Revolução dos Cravos.

“Que notícia incrível. Que orgulho para o mercado português poder provar que podemos estar entre os maiores do mundo”, afirma o CEO e CCO da FCB Lisboa, Edson Athayde.

Inspirados na técnica de blackout poetry, um coletivo de poetas e ilustradores aplicou o “infame lápis azul da censura” sobre as palavras da Constituição da República de 1933, distorcendo e subvertendo o seu sentido. “O simbolismo de mudar a face de uma constituição fascista, com poemas e ilustrações, foi a mais elevada forma de craft e de execução, enviando uma bela mensagem de liberdade”, disse Lisa Smith, presidente do júri dos Design Lions, na altura da atribuição daquele que é o primeiro e único Grand Prix de Cannes para Portugal.

briefing@briefing.pt

Quinta-feira, 15 Setembro 2022 10:00


PUB