Briefing | Diria que o Sheraton Lisboa é uma marca da hotelaria lisboeta e nacional?
Thierry Henrot | O Sheraton Lisboa é certamente uma marca com um cunho lisboeta bastante forte – foi há 50 anos, em 1972, que o nosso edifício foi fundado numa localização central de tal forma impactante que passou a ser conhecido como a oitava colina de Lisboa, tornando-se numa extensão da cidade. A Rua Latino Coelho tem sido palco, ao longo do último meio século de história, de memórias que têm vindo a marcar a capital – entre hóspedes estrangeiros e portugueses, acreditamos que nos tornámos um ponto de referência na cidade de Lisboa.
Aos 50 anos, como se mantém atual?
Ao longo dos últimos 50 anos temos procurado apostar incessantemente na inovação. Ainda que nunca perdendo de vista a vertente histórica, um dos nossos principais objetivos passa pela constante adaptação e atualização às mudanças da cidade e do mundo. Somos um hotel pronto a receber a comunidade local, bem como todos os que venham visitar o nosso país e cidade – e é por isso mesmo que o nosso foco passa por proporcionar a melhor estadia possível a todos os nossos visitantes, criando experiências únicas que marquem a passagem dos que connosco se cruzam. Ao longo dos últimos anos temos vindo a desenvolver conceitos
como o Poolside Cinema, os Pop-Ups temáticos, como o Oásis nos meses de verão e o novo Pop-Up que se avizinha, e eventos de agradecimento e proximidade para com a comunidade, de que foi espelho o Evento de Celebração dos 50 anos, entre tantos outros.
“Lighting the Future” foi o tema do videomapping que assinalou o aniversário. Como antecipa o futuro do Sheraton Lisboa?
O evento “Lighting the Future” e o tema do espetáculo de videomapping que projetámos na fachada do hotel foi precisamente um espelho do que procuramos para o nosso futuro. Pretendemos reforçar o nosso ADN apresentando um serviço de excelência aos nossos hóspedes e cada vez mais ser um hotel aberto para a comunidade local, proporcionando experiências memoráveis que primam pela unicidade, bem como continuar a ser um ponto de referência para aqueles que visitam a nossa cidade – sempre com um forte foco na sustentabilidade de todas as nossas ações.
Quais são os valores essenciais do hotel?
São vários os valores que ditam a conduta do nosso hotel, dos quais evidenciamos a importância da sustentabilidade e gratidão, que procurámos destacar no evento de aniversário. Além disso, é essencial também mencionar valores como a hospitalidade, perseverança e respeito que têm vindo a marcar o nosso crescimento, ao longo dos últimos 50 anos, e continuarão a ditar o rumo do Sheraton Lisboa Hotel & Spa nos próximos anos.
Em que medida é que tem sabido adaptar-se aos novos sociais, da digitalização à sustentabilidade?
A pandemia de Covid-19 obrigou-nos a sair do standard ‘’normal’’ do que era a hotelaria, nomeadamente com a adoção do teletrabalho, inovação em termos de produtos e serviços e na forma de como víamos e desenvolvíamos a nossa atividade. Quase três anos depois, estamos hoje do ponto de vista tecnológico mais evoluídos, com a adoção de apps que nos permitem agilizar os nossos processos no dia a dia. A digitalização e a
sustentabilidade andam de mãos dadas, tendo-nos permitido, nomeadamente, implementar um sistema keyless, consequentemente reduzindo a produção e a utilização de plásticos.
Estamos muito ligados à comunidade que nos rodeia através de diversas parcerias, assim como colaborações que reduzem a nossa pegada no mundo em que vivemos, nomeadamente na igualdade de géneros, erradicação da fome, proteção da vida marinha, trabalho digno, entre outros.
O que podemos esperar do Sheraton Lisboa nos próximos tempos? Há novos serviços, novas valências no horizonte?
Esperem o inesperado. A nossa promessa é o nosso compromisso com a experiência dos clientes que usufruem dos nossos serviços, em criar uma memória efetiva e duradoura que nos permitirá continuar na mente da comunidade pelos próximos 50 anos. Acabámos de lançar o Sheratoon by Playbus, aliado ao nosso tradicional brunch de domingo, Em queos pais podem trazer as crianças e desfrutar de momentos preciosos de descontração, seguidos de uma fantástica refeição em família. Brevemente lançaremos também o Pop-Up de Inverno e muitas mais novidades se seguirão.