“Numa altura em que o investimento no digital aumentou significativamente, a APAN pretende trazer alguma transparência sobre a atividade publicitária no meio online, permitindo também monitorizar o seu crescimento e o caminho que está a ser feito” afirma a secretária-geral da APAN, Manuela Botelho. «Para as marcas ter um benchmark e um controlo permanente daquilo que que está a acontecer, também no meio online, é um importante indicador de gestão», acrescenta.
Mensalmente, vai ser possível conhecer o número de campanhas ativas no meio digital, quais os setores de atividade com mais campanhas (SOV), em que formatos e posições no ecrã, entre outra informação.
Para chegar a estes resultados, a Adjinn utiliza tecnologia de crawling que visita todos os sites, 24 horas por dia, sete dias por semana, durante 365 dias por ano, atualizando a sua base de dados sempre que encontra uma nova campanha ou criatividade. Todo este processo é realizado de forma automática graças ao sistema de big data e algoritmos de inteligência artificial, embora seja utilizada a intervenção humana para validar a correta categorização das marcas e a catalogação de anunciantes. Apenas a publicidade no Facebook, Instagram e LinkedIn não é apanhada por esta tecnologia, porque estas plataformas não o permitem.