O estudo englobou dados de um total de 126 empresas cuja atividade está diretamente relacionada com a comunicação, relações públicas e public affairs em Portugal. Destas empresas, 20 ainda não apresentaram os seus resultados de 2023, tendo, por esse motivo, sido consideradas nos dados globais as últimas contas divulgadas (2022). Porém, para efeitos de comparação dos mesmos ao nível de variações, foi usada a mesma realidade da amostra, ou seja, 106 empresas.
Assim, no que respeita a volume de negócios, considerando a amostra comparável, o setor registou um crescimento ligeiramente superior, na ordem dos 8,6 %.
As exportações do setor terão registado um crescimento de 3,2 % para 19,2 milhões de euros (15 % do volume de negócios total), num total de 71 empresas exportadoras. Considerando a amostra das empresas que apresentaram resultados nos dois exercícios, o crescimento registado em 2023 situa-se um pouco mais acima, na ordem dos 5 %.
No que respeita a lucros, as 126 empresas deverão ter registado um total de dez milhões, um crescimento de 5,3 % quando comparado com 2022. Fazendo a analise apenas das empresas que apresentaram resultados nos dois anos, o crescimento dos lucros situou-se também acima, na ordem dos 8,8 %.
Ao nível de emprego, o setor terá registado um ligeiro crescimento de 2 % com as 126 empresas a empregarem 1276 profissionais em 2023, com um gasto de em remunerações foi de 28,8 milhões de euros.
Quanto a impostos pagos, as empresas terão contabilizado um total de 2,8 milhões de IRC.
Os dados do estudo da Informa D&B para a APECOM demonstram assim que o setor de Comunicação em Portugal continua dinâmico, embora com um crescimento mais moderado em relação aos dois anos anteriores.
“Este estudo demostra um crescimento em todos os indicadores económico-financeiros e mesmo considerando uma estimativa conservadora, podemos concluir que o retrato do setor é positivo. A APECOM continuará a desenvolver o trabalho de valorização do setor. A nossa postura é cada vez mais de transparência e, sendo um setor estratégico e tão importante para a gestão das empresas e, consequentemente, para a economia e para a sociedade, queremos que a transparência comece ‘em casa’”, de acordo com a presidente da APECOM, Maria Domingas Carvalhosa.
João Bernardo