As categorias de FMCG, sobretudo as de Food & Beverages, vivem um momento de profunda evolução. Aumenta a preocupação nutricional com os alimentos que ingerimos e adotam-se estilos de vida mais saudáveis com o objetivo de promover a longevidade e uma vida de maior qualidade. Procuram-se soluções ready to para maior conveniência e que se adaptem às exigências do dia a dia. Ocasionalmente, todos valorizamos momentos mais indulgentes que potenciem experiências entre família ou amigos à volta da mesa.
Segundo um estudo da Euromonitor, 67 % dos consumidores procurou formas de simplificar as suas vidas em 2024. Para as marcas, esta simplificação traduz-se em mensagens mais diretas, em packaging que clarifique a oferta facilitando a escolha dos consumidores, em experiências de compra intuitivas e numa comunicação relevante, capaz de competir pelo cada vez menor share of attention dos consumidores.
A importância da AI como ferramenta de marketing traz reconhecidos benefícios nesta simplificação como sejam conteúdos publicitários mais eficazes, ferramentas preditivas, estratégias de segmentação em e-commerce, ou políticas de customer experience mais personalizadas. Acrescem o desafio da autenticidade e da confiança que os consumidores valorizam.
Com o aumento do turismo chegam-nos novos hábitos e formas de consumir, que implicam um esforço de adaptabilidade para as marcas, seja por um turismo mais ocasional seja por novas comunidades residentes.
A categoria de café é um bom exemplo desta tendência. O café tem um papel central na vida dos consumidores. É socialização e partilha e é também energia. Continuamos a apreciar o nosso expresso tão ao gosto português, mas a diversificação de bebidas à base de café ganha cada vez mais expressão. A categoria está a valorizar-se e o consumidor procura mais informação sobre o café: as origens do café, mas também formas de extração e de preparação de bebidas de café.
As novas gerações procuram novas formas de consumo de café, seja por conveniência, por preferência sensorial ou por opção por bebidas compostas à base de café. São mais sensíveis a soluções inovadoras, seja do ponto de vista de proposta de valor dos produtos que consomem, seja pelo impacto que as suas escolhas representam para o planeta.
Para as marcas, o futuro é desafiante, e cabe a cada marketeer a missão de interpretar os comportamentos à sua volta para, depois, impactar positivamente o mundo que o rodeia, cada vez mais complexo, cada vez mais interligado e cada vez mais incerto.
Que não nos falte café!
Mónica Oliveira, diretora de Marketing da Delta Cafés