A Cofidis posiciona-se como uma parceira financeira “próxima e de confiança, simples, útil e com impacto social”, que se compromete a “descomplicar o mundo financeiro, tornando as relações financeiras mais fáceis e acessíveis”. “Cada produto que criamos, cada conselho que oferecemos, é moldado pelas necessidades reais dos nossos clientes. E vamos além das soluções financeiras: estamos comprometidos com um desenvolvimento sustentável e com o impacto social que criamos. Mais do que uma instituição financeira, somos uma parceira de vida, empenhada em tornar cada interação e cada solução financeira uma ponte para um futuro melhor”, sustenta a Head of Brand da Cofidis, Rita Tomé Duarte.
O primeiro slogan foi “Cofidis, o crédito por telefone”. Quando surgiu em Portugal, em 1996, este conceito, garante, foi “muito inovador”, pois o crédito à distância não existia. “E foi tão forte que, ainda hoje, apesar de a maior parte dos pedidos que recebemos serem online, e de termos 12 lojas em todo o país com atendimento presencial, este slogan continua a ser referido espontaneamente pelos clientes” observa.
“Desde a sua fundação, a Cofidis tem sido definida pela sua missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas, através da democratização do acesso ao crédito, permitindo a realização de projetos que, de outra forma, não seriam possíveis, colocando as pessoas sempre no centro de todas as ações”, comenta.
A assinatura – “de pessoas para pessoas” – reflete precisamente esta abordagem “humanística e inclusiva”, constante ao longo da história da empresa. O posicionamento da marca tem evoluído ao longo dos anos, acompanhando a natural evolução do mercado, mas, nota, as pessoas estão no coração da marca desde o primeiro dia. “Sabemos que cada pessoa tem uma história única, e o que nos move é acompanhar essas histórias, trazendo tranquilidade e conforto para a vida dos nossos colaboradores, clientes e parceiros. O nosso compromisso vai além do crédito – é sobre melhorar vidas, empoderar, educar e capacitar, e estar presente onde as outras marcas não estão”, observa, notando que a evolução da marca tem sido marcada por uma evolução “constante” às necessidades dos clientes e às mudanças do mercado.
“Desde uma comunicação inicial mais funcional, a marca tem vindo a incorporar mais emoção e alinhamento com os valores de proximidade e transparência. Esta transição inclui uma estratégia de branding centrada no emocional e na criação de experiências memoráveis para os clientes”, adianta a porta-voz.
Desafio para uma marca com história é manter-se relevante ao longo dos anos. Rita Tomé Duarte indica o investimento contínuo em inovação tecnológica e em novas soluções financeiras, como a Cofidis Pay (solução de pagamento até 12 vezes sem juros nem encargos), como uma das chaves para conservar a relevância. A par da diversificação da oferta, como a parceria assinada com a Ageas, que permite alargar as soluções para a área de seguros e ser um “verdadeiro parceiro financeiro”. Além disso, a marca adota uma “abordagem holística para o bem-estar dos colaboradores e clientes, promovendo uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade social”. “Esta combinação de inovação tecnológica e compromisso social assegura a relevância contínua da marca no mercado”, partilha.
Para a Cofidis, a maior ambição é clara: consolidar-se no futuro como um ator de impacto positivo no setor financeiro, sendo “reconhecida não apenas pelos seus serviços financeiros inovadores”, mas também pelo seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e social. “Queremos ser uma marca reconhecida pelo impacto positivo na vida das pessoas, construindo um mundo financeiro mais claro e seguro”, finaliza.
Fortalecer a marca
Para este ano, a Cofidis tem como objetivos ser líder. E alcançar essa liderança em três áreas: na relação com clientes e parceiros, oferecendo experiências adaptadas e memoráveis; em termos de employer branding, continuando a reter e a captar os melhores talentos; e na experiência digital, especialmente nos produtos de seguros que tem vindo a lançar com a Ageas. “Estamos a trabalhar no lançamento de soluções full online, que vamos lançar gradualmente até final do ano”, avança a Head of Brand, Rita Tomé Duarte. É também ambição da marca para 2024 expandir o impacto social positivo, nomeadamente nas comunidades em que está inserida. “Em termos globais, queremos fortalecer a nossa marca como uma parceira financeira completa, humana, de pessoas para pessoas”, revela.