Cristiano Ronaldo, o rei do Instagram

No Instagram, a atriz Beatriz Frazão é a que tem maior engagement, a conta da Zara foi a mais mencionada e Cristiano Ronaldo lidera em seguidores, tem as três fotografias com mais “gostos” e também entrou no top de maior engagement uma fotografia do futebolista, publicada por outro utilizador. Estes são alguns resultados do estudo “Social Influence Report by Primetag”, que revela os portugueses mais influentes em 2017.

 

Quanto ao tipo de conteúdo publicado e média de engagement dos utilizadores, a Primetag apurou que a Imagem tem uma média de 90%, seguida pelo Vídeo com 8% e o Carrossel, com 2%, completa o pódio.

As três contas de portugueses com mais seguidores são (por ordem) as de Cristiano Ronaldo (@cristiano com 120,14 milhões), Pepe (@official_pepe com 7,18 milhões) e Sara Sampaio (@sarasampaio com 6,35 milhões). Entre as contas portuguesas com maior engagement estão: em primeiro lugar a @beatrizfrazao.oficial (Beatriz Frazão) com 13,7%, em segundo @wuant (Wuant) com 12,2% e em terceiro lugar @sofiabbeauty (Sofia Barbosa) com 10,6%.

A Zara (@zara), a Prozis (@prozis) e a TVI (@tvioficial) são as contas mais mencionadas, com 1450, 1110 e 862 menções, respetivamente.

Quanto às imagens com mais gostos, o primeiro lugar é ocupado com a fotografia que anunciou o nascimento da filha de Cristiano Ronaldo, a segundo é também do futebolista com a bola de ouro e a terceira também de @cristiano com os filhos gémeos. As três imagens com maior engagement foram publicadas por @salvadorsobral.music, quando Salvador Sobral venceu o Eurovisão (69,4%), por @paula_brito_7 , uma fotografia de CR7 (55,9%), e de @lal1, uma fotografia com Rita Pereira (48,5%).

#portugal, #ootd e #love foram as hashtags mais utilizadas. A análise demonstra ainda que há correlação entre o aumento do número de publicações e os eventos. No dia 21 de maio – noite da XXII Gala dos Globos de Ouro -, a hashtag #globosdeouro foi a mais utilizada (47 vezes), seguida por #globosdeouro2017 (23 vezes). Ambas as hashtags lideraram também no dia seguinte, sendo que a hashtag #globosdeouro chega ainda a ser utilizada no dia 23 de maio (7 vezes).

Para chegar a estes resultados, a Primetag analisou contas Instagram de portugueses residentes em Portugal ou no estrangeiro, e estrangeiros a viver em Portugal, com um mínimo de 40 mil seguidores. Foram estudadas todas as publicações efetuadas em 2017 para um total de 369 contas.

 Entre as conclusões do estudo, apura-se: “A escala de Cristiano Ronaldo distorce, de certa forma, a realidade em seu redor. ‘CR7’ é um dos maiores influenciadores do mundo e um dos que mais seguidores tem no Instagram, à escala global. As suas publicações surgem em quase todos os rankings deste estudo com métricas muito superiores a todos os outros”.

briefing@briefing.pt

Terça-feira, 27 Março 2018 12:16


PUB