Enquanto há uns anos as caixas de correio estavam cheias e as de e-mail vazias, hoje acontece o contrário. Num mundo cada vez mais saturado pela comunicação digital, a publicidade física volta a destacar-se e a provar que continua a ser uma poderosa ferramenta de marketing. Sabia que:
– 94 % da publicidade física é aberta e lida com 75 % de recordação
– 70 % das pessoas sentem-se mais valorizadas ao receber publicidade física
– +400 % de eficácia em campanhas que combinam os meios físicos e digitais
O que o Correio Publicitário nos dá
– Maior visibilidade e menor concorrência: a caixa de correio está menos saturada, o que faz com que a peça de comunicação se destaque
– Experiência tangível e multissensorial: pode utilizar materiais de qualidade, formatos e designs criativos, com texturas e cheiro, por ex.
– Personalização: a mensagem torna-se mais relevante, direcionada para públicos e zonas geográficas específicas
– Confiança, credibilidade e prestígio: as peças físicas transmitem uma sensação de maior seriedade e exclusividade a quem as recebe
– Taxa de abertura elevada: ao não ir para uma caixa de spam, tende a ser mais notado e lido pelos destinatários
– Integração com o digital: a integração de QR Codes, por ex., permite uma estratégia multicanal mais abrangente e eficaz
– Avaliação de resultados: deve integrar mecanismos de resposta que fornecem métricas importantes para otimizar o retorno das campanhas
– Certificação sustentável: é atestada a utilização de recursos sustentáveis que demonstram a preocupação ambiental das marcas
Correio Publicitário – como e para quê?
Pode ser utilizado com ou sem bases de dados com moradas dos destinatários:
– Publicidade Endereçada (Direct Mail): a utilizar quando se pretende enviar mensagens personalizadas para um público-alvo, realizar campanhas de fidelização ou potenciar o upsell e cross-sell. É um meio de excelência, pois a informação da base de dados permite segmentar os conteúdos, a abordagem ou uma oferta (cartas, convites, cupões de desconto, postais, etc.)
– Publicidade Não Endereçada: depositada nas caixas de correio de determinadas áreas geográficas, permite atingir novos clientes. Os
materiais publicitários (folhetos, catálogos, amostras, cupões de desconto, etc.) podem ser distribuídos de forma massificada (para toda a gente residente em determinada região, a propósito de uma abertura de loja, por ex.) ou segmentada (onde predominam determinadas características sociodemográficas do público-alvo)
Casos de Sucesso | Campanha
Através da campanha “Histórias de Impacto”, os CTT dão a conhecer histórias reais de clientes, que utilizaram o meio e o recomendam, usando uma analogia entre o impacto publicitário e o impacto no mundo do boxe. Essa analogia ganha vida, através do envio de um Direct Mail com uma luva de boxe, aos Diretores de Marketing de empresas portuguesas que são convidados a entrar no ringue da publicidade e a ir à luta com as melhores táticas de Soluções de Publicidade para o seu negócio e impactar os clientes!
Para saber mais sobre a campanha: ctt.pt/historias-de-impacto