O Mercado de Santa Clara foi o palco da iniciativa, que contou com 30 diretores criativos jurados e 37 talentos criativos participantes. Foram sete rondas de quinze minutos cada, sendo que os profissionais inscritos podiam participar em cinco delas para mostrarem o seu trabalho a cinco jurados. A abertura foi feita pelo vice-presidente do Clube da Criatividade de Portugal (CCP) e Creative & Co-founder da This is Pacifica, Pedro Mesquita.
O vencedor foi o freelancer Diogo Brito, que participava na Portfolio Night pela primeira vez. “No geral, foi tudo muito positivo. Apanhei diretores criativos das áreas de copywriting e publicidade, não propriamente da minha área, mas foi muito gratificante ouvir as opiniões e os feedbacks dos profissionais criativos – era isso o que eu esperava”, disse à Briefing.
O designer gráfico & Web Developer vai juntar-se aos vencedores das outras cidades e integrar um dos grupos de três ou quatro All-Stars numa competição online, que consiste em trabalhar um briefing real de uma marca. O grupo vencedor vai viajar até Nova Iorque para uma semana de eventos, workshops, networking e recrutamento. Sobre a experiência, Diogo Brito espera: “Conhecer pessoas de diferentes meios, fazer contactos, divertir-me e continuar a crescer em termos profissionais”.
No final, em conversa com a Briefing, o presidente do júri e Co-founder & Creative Partner d’A EQUIPA, Mário Mandacarú, fez um balanço da iniciativa. “Nem todos se predispõem a isto. Quem vem, vem com coragem. Tivemos aqui portefólios muito bons e o júri foi bastante diversificado – as escolhas não foram tão delineares como eu esperava. Acho que o vencedor vence pelo seu arrojo, pela sua versatilidade e capacidade de dar voltar de uma forma quase inusitada aos desafios propostos”, defendeu.
A Portfolio Night é um evento global do The One Club for Creativity, organizada em Lisboa pelo CCP há seis anos consecutivos. Conta com o sponsor principal da Cerveja Sagres, media sponsor da Briefing, e apoio da Nata Lisboa e da Junta de Freguesia de São Vicente. Este ano, o jantar ficou a cargo da Glovo e do Vira Frangos, um projeto do ex-publicitário e segundo presidente do CCP, Albano Homem de Melo.
Carolina Neves