As marcas inspiram-se muitas vezes na época natalícia para desenvolver as campanhas de Natal e torna-se comum apelar aos afetos, amor e união, caraterísticas que o YouTube revela estarem presentes nos anúncios do seu top 5.
A seguir à Vodafone, surge a campanha do aeroporto de Heathrow, “Coming Home for Christmas”, desenvolvida pela Havas London, e onde se acompanha a viagem de dois avós para se reunirem com a família.
Em terceiro lugar está “Find out what Santa is up to Pestana Hotel Group”, do Pestana Hotel & Resorts, em que através do olhar do Pai Natal se entra num dos hotéis do grupo e se avalia as personagens, se foram boas ou más durante o ano. A campanha foi produzida pela Invisible Ink Film and Television, com realização de Miguel Guerreiro. O planeamento de meios foi da Havas Media Portugal.
Já com criatividade AMV e apoio da PHD UK, surge em quarto lugar “The Greatest Gift – Sainsbury’s”, que pretende refletir a magia do Natal em formato de desenho animado.
No final da tabela está a Marks and Spencer com “Christmas with love from Mrs. Claus”, desenvolvida pela Y&R e Mindshare. Aqui a personagem principal é a mulher do Pai Natal que responde ao pedido de uma criança.

