Na edição de 2025, o Prémio Cinco Estrelas apresenta um crescimento em várias frentes: as marcas avaliadas cresceram 4 %, as categorias analisadas aumentaram 8 % e o número de marcas vencedoras registou um aumento de 9 %. Contudo, 58 categorias (25 % do total analisado) não obtiveram vencedor nesta edição, por nenhuma das marcas nelas incluídas atingir a classificação mínima obrigatória.
- Marca com o maior NPS (Net Promoter Score): Cepsa (Gás Engarrafado)
- Melhores Classificações Segmentadas:
- Classificação Global Mais Elevada: Delta Cafés;
- Nível de Satisfação Mais Elevado: Querido Investi Numa Casa;
- Melhor Relação Preço-Qualidade: Querido Investi Numa Casa;
- Nível de Recomendação Mais Elevado: Caixa Geral de Depósitos | Plataforma de Apoio Comercial;
- Nível de Confiança Mais Elevado: Delta Cafés;
- Melhor Classificação em Inovação: Delta Cafés.
De reforçar que seis marcas se mantêm líderes ininterruptamente desde a primeira edição do Prémio Cinco Estrelas, há 11 anos consecutivos: Opticalia, Favaíto, Auchan, Caudalie, Renova e Robbialac.
Este ano, o Prémio Cinco Estrelas apresenta novas categorias, evidenciando serviços inovadores e novas tendências de mercado que vão desde os Serviços inovadores e direcionados a empresas; Serviços voltados para consumidores particulares; Retalho e produtos alimentares, num total de 18 marcas vencedoras. Quanto às Personalidades, esta edição regista um crescimento expressivo de 21,7%, com especial destaque para as figuras da área digital.
“O Prémio Cinco Estrelas é mais do que um reconhecimento – é um reflexo do que realmente importa para os consumidores portugueses. A edição de 2025 demonstra não apenas a vitalidade e a inovação das marcas presentes no mercado, mas também a crescente confiança e satisfação dos consumidores. Este ano, verificamos também o aumento significativo do número de marcas e categorias avaliadas, um sinal claro da relevância e impacto que o Prémio Cinco Estrelas tem vindo a conquistar ao longo dos anos. Continuaremos a nossa missão de valorizar a excelência, a qualidade e a dedicação das marcas que fazem a diferença na vida de todos nós,” referem as fundadoras do Prémio Cinco Estrelas, Débora Silva e Ana Lourenço.
Comparativamente ao ano passado, os 217 vencedores desta edição correspondem a um aumento de 9,6 %. Quanto às marcas vencedoras da edição deste ano (171), repartem-se por dez grandes setores de atividade: Alimentação e Bebidas (14); Automóvel e Energia (17); Banca e Seguros (19); Beleza e Higiene Pessoal (19); Compras, Turismo e Lazer (16); Manutenção, Conforto e Segurança do Lar (17); Empresas e Negócios (15); Casa, Obras e Remodelações (16); Saúde e Bem Estar (19); Tecnologia, Plataformas Online e Serviços Diversos (19).
João Bernardo