A Unilever FIMA foi responsável por um share of voice de 4,7 % face ao total do mercado publicitário de TV, rádio, imprensa, outdoor e internet; e de 10,8 % relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês de março.
O top 3 fica completo com a Altice Portugal, que alcançou 3,8 % de share of voice face ao total do mercado publicitário e 8,7 % no que respeita ao total dos 20 maiores anunciantes; e o Ediclube, que atingiu 3,0 % e 6,9 %, respetivamente.
Entre os 20 maiores investidores publicitários, estão: quatro empresas da grande distribuição, sete do grande consumo, duas das telecomunicações, duas da restauração e cinco de outros setores. Em conjunto, foram responsáveis por 44 % da publicidade, a preços de tabela; e privilegiaram, mais do que a média, a televisão – para onde canalizaram 96,2 % dos seus budgets.
Entre janeiro e julho de 2024, a maior fatia do investido a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 88,3 % do total. A internet captou 5,1 %, cabendo 6,6 % aos restantes meios analisados pela “MediaMonitor”.
A Marktest refere que o período de recolha da informação relativa a julho não foi concluído para todos os meios.
Carolina Neves