“Este estudo é realizado em conformidade com as normas ISO10668 e ISO20671, com base na consolidação dos resultados obtidos pelas marcas no exercício de 2020, e em fontes externas e públicas e internas da OnStrategy, em que a pandemia teve impactos diferentes e evidentes entre os vários setores de atividade”, explica o Partner e responsável pelos Estudos Financeiros da OnStrategy, João Baluarte. “Entre as mais de 200 marcas portuguesas auditadas e avaliadas, esta tabela destaca as 25 com maior valor financeiro, que, apesar da crise, são vencedoras e mantiveram a sua resiliência em contexto pandémico”, acrescenta.
O cálculo do valor financeiro de uma marca é desenvolvido através da metodologia de Royalty Relief, cujo processo obedece às seguintes fases: determinação de estimativas de vendas e prestação de serviços, determinação da taxa de royalty, aplicação do índice de força de marca, determinação da taxa de desconto, e determinação do valor económico da marca.
Marcas portuguesas mais valiosas:
1. EDP 2.850 M€ (+10,9%).
2. GALP ENERGIA 1.562 M€ (+22,6%).
3. JERONIMO MARTINS 912 M€ (-0,3%).
4. PINGO DOCE 765 M€ (-4,7%).
5. MILLENNIUM BCP 652 M€ (+8,7%).
6. CGD – CAIXA GERAL DEPOSITOS 636 M€ (+48,9%).
7. MEO 633 M€ (+6,7%).
8. EDP RENOVAVEIS 599 (+15,2%).
9. BANCO BPI 484 M€ (+7,3%).
10. NOS 481 M€ (-1,2%).
11. CONTINENTE 452 M€ (+11,3%).
12. SONAE 335 M€ (+6,3%).
13. MOTA ENGIL 332 M€ (+2,2%).
14. FIDELIDADE 275 M€ (+17,0%).
15. SUPER BOCK 256 M€ (-5,5%).
16. THE NAVIGATOR COMPANY 242 M€ (-3,2%).
17. TAP 182 M€ (-29,7%).
18. CTT 181 M€ (+13,8%).
19. CUF 170 M€ (+11,8%).
20. WORTEN 152 M€ (-7,9%).
21. LUZ SAUDE 144 M€ (+11,6%).
22. SL BENFICA 144 M€ (NA).
23. DELTA 143 M€ (-24,3%).
24. BRISA 138 M€ (-16,4%).
25. TRANQUILIDADE 138 M€ (+1,5%).