Estudo revela um menor envolvimento dos utilizadores na rede social X

Desde a aquisição do antigo Twitter por Elon Musk, em outubro de 2022, que o X tem vindo a perder utilizadores e receitas de publicidade, apesar de a plataforma estar a planear crescer usando a inteligência artificial para fortalecer a pesquisa e os anúncios, bem como otimizar a experiência. A rede social continua, também, a enfrentar uma queda substancial da taxa de envolvimento da sua base de utilizadores, a rondar os 40 % de ano a ano.

Estudo revela um menor envolvimento dos utilizadores na rede social X

A utilização do X nos Estados Unidos, que é o país com maior mercado, caiu mais de um quinto desde que Elon Musk adquiriu o Twitter – agora, X. De acordo com o “Social Media Networks Study” 2024, da Metricool, os gostos, as menções e as repostagens no X registaram uma queda de dois dígitos este ano. Por exemplo, as publicações geraram uma média de 31,46 gostos em 2024, ou seja, menos 16 % do que no ano passado. As estatísticas mostram que as repostagens diminuíram ainda mais, caindo 23 % em relação ao ano anterior, para uma média de 8,47. No entanto, as menções nas redes sociais foram as que sofreram a maior queda, descendo 61 % para apenas 1,56 em 2024.

Por outro lado, as impressões e respostas nas publicações do X aumentaram. As estatísticas mostram que as mensagens geraram uma média de 2121 impressões este ano, ou seja, mais 98 % do que em 2023, enquanto o número médio de respostas às mensagens mais do que duplicou, ainda seja apenas 3,4.

Além de se envolverem na plataforma muito menos do que no ano passado, os utilizadores da rede social estão a publicar menos do que nunca. De acordo com os dados da Metricool, as contas no X publicaram uma média de 3,55 vezes por semana este ano, ou seja, menos 38 % em comparação com as 5,73 vezes registadas em 2023.

“A saída contínua de utilizadores e uma maior redução no envolvimento dos utilizadores mostram que a popularidade do X no espaço das redes sociais diminuiu ainda mais em 2024”, lê-se no estudo. Segundo a Metricool, isso, combinado com uma queda nas receitas de publicidade, o aumento da concorrência de outras plataformas e alternativas, e as falhas técnicas e a instabilidade que se tornaram comuns na plataforma, provam que “os desafios que o X tem enfrentado sob a propriedade de Musk se tornaram uma bola de neve nos últimos dois anos”.

João Bernardo

Terça-feira, 27 Agosto 2024 12:04


PUB