Desenvolvida pela agência ATREVIA, a campanha, dirigida a jovens e adultos, sublinha a importância de se construírem relações baseadas no respeito mútuo, no consentimento e na igualdade. Com o mote “Fixa: Amor é isto”, o objetivo da publicidade é estabelecer a ideia de que o amor verdadeiro promove o bem-estar, deve ser vivido livre de violência, e deve ser fundamentado na empatia, liberdade e saúde emocional, contribuindo para a construção de relações mais positivas e equilibradas.
Segundo dados recentes, 68,1 % dos jovens não consideram alguns comportamentos abusivos como violência, havendo uma normalização dos atos. Além disso, 63 % dos jovens revelaram já ter experienciado, na sua relação de namoro, pelo menos um tipo de vitimização, “o que reforça a urgência de promover uma cultura de respeito e consentimento”.
“Na UHU, acreditamos que as marcas têm a responsabilidade de humanizar temas cruciais como a violência no namoro. Este é um assunto que nos toca profundamente, e a educação e sensibilização são fundamentais para promover uma cultura de respeito e segurança. Estamos particularmente empenhados nesta campanha, pois é essencial refletirmos sobre o que é aceitável nas relações e garantir que o amor seja vivido com respeito, consentimento e empatia”, afirma a Marketing Manager da UHU Portugal, Inês Teixeira.
João Bernardo