“Mais uma humilhação, menos uma relação”; “Conversa violenta e swipe para a esquerda”; “Só os grunhos falam com os punhos”; “Desculpas não apagam lutas”; “Se me queres controlar, vais passear”; “Se condenas a maquilhagem, passou-bem boa viagem”; “A cada murro certeiro, um homem solteiro” são algumas das 20 frases, bordadas à mão, que constam nos Lenços dos Ex-Namorados. A frase “Ele/Ela foi violento/a comigo, mas eu mereci. Não, não mereceste!” e respetiva imagem – posteriormente, bordada num lenço – são da autoria da ilustradora Clara Não.
“São Valentim que nos perdoe, mas há limite para o romantismo. E este limite está onde começa a violência, mesmo que seja apenas verbal, porque as palavras têm muito poder sobre nós. Com isto em mente, fomos buscar as palavras dos Lenços dos Namorados, para combater a brutalidade com poesia, respeito e delicadeza”, explica o diretor criativo do FOX Networks Group em Portugal, Hellington Vieira.
Os lenços vão estar em exposição entre os dias 5 e 16 de fevereiro, na FNAC do Centro Colombo, em Lisboa. No dia da inauguração, realiza-se, às 18h30, um debate sobre o tema “Violência no namoro”, moderado pelo jornalista Paulo Farinha e que conta com a participação do humorista Diogo Faro, criador do movimento #istonãoénormal; do psicólogo clínico Eduardo Sá; de Daniel Cotrim da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima; da ilustradora Clara Não; e da apresentadora Inês Lopes Gonçalves.
“Há 15 anos em Portugal, a FOX Life tem uma responsabilidade para com os portugueses que ultrapassa a sua atuação enquanto canal de televisão. Temos, por isso, feito um caminho através de vários projetos que, acreditamos, contribuem para uma sociedade mais justa, inclusiva e que tenha tolerância zero em relação à violência, qualquer que ela seja. ‘São Valentim que nos perdoe’ é o nosso contributo, e estou certa que irá criar com os portugueses um forte laço de proximidade, não só pelo tema, mas também pela inspiração numa das mais românticas tradições do nosso País, que recebe agora um twist em forma de alerta”, considera a diretora de Marketing do FOX Networks Group em Portugal, Catarina Barradas.