O EMIF distribuiu 5,751.721€ a 33 projetos de 21 países europeus: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suécia.
Apesar de os projetos financiados terem o objetivo comum de reduzir o impacto da desinformação na Europa, têm por base metodologias e intervenções muito diversas. Vão desde o desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial, para detetar desinformação, à capacitação e formação de profissionais que se dedicam à promoção da literacia mediática em todos os países e sistemas educativos.
“A resposta positiva que o EMIF recebeu por parte das comunidades jornalísticas e de literacia mediática, bem como de instituições académicas, é demonstrativa da necessidade de realmente compreender as ameaças que a desinformação representa para as nossas democracias. Iniciativas como o EMIF são necessárias para criar um ecossistema saudável de meios de comunicação digital na Europa”, defende a presidente do Conselho Consultivo do EDMO, Madeleine De Cock Buning.