A abertura do 27º Festival CCP e da Semana Criativa de Lisboa, que decorrem até dia 23 de maio, foi feita pela presidente do Clube, Susana Albuquerque, que agradece ao júri, à organização e aos parceiros por mais uma edição da iniciativa que começa agora, bem como apresenta o programa. Por seu lado, a diretora-geral de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa, Margarida Figueiredo, agradece a parceria e destaca a importância da economia criativa.
“É muito importante esta pareceria, que dura há 11 anos e que esperemos que continue por muitos mais. A economia criativa é muito importante, das mais importantes, e desafia-nos a chegar mais longe”, afirma, lembrando que, no ano passado, Lisboa foi distinguida como a capital da inovação e um dos eixos era a economia criativa, pelo que é importante agradecer aos criativos portugueses.
Nesta edição, o CCP registou um total de 843 trabalhos a concurso nas seis categorias do Festival, tendo sido selecionados 388 finalistas. As votações decorreram de forma presencial, nos últimos dois dias, no espaço cedido pela Xerox, sponsor do Festival.
Por categoria: Publicidade – 125 finalistas (49,8% de 251 inscrições), Design – 89 finalistas (46,4% % de 192 inscrições), Digital – 55 finalistas (41% de 134 inscrições), Experiências de Marca – 42 finalistas (44,2% de 95 inscrições), Craft em Publicidade – 70 finalistas (43,8% de 160 inscrições) e Integração – sete finalistas (70% de 10 inscrições)
Os vencedores serão revelados no dia 23 de maio, na 27ª Gala de Entrega de Prémios CCP, que se vai realizar no espaço da antiga Fábrica de Pão, no Beato Innovation District, em Lisboa.
Carolina Neves