Igor vai crear/sin/prisa para a Alhambra

Igor Jesus é o primeiro artista português a integrar a plataforma de criação contemporânea crear/sin/prisa de Cervezas Alhambra. Terá ainda o seu trabalho exposto, na próxima edição da ARCOlisboa, que se realiza entre os dias 14 e 17 de maio. 

 

Um mês depois de ter sido desafiado – tal como Isabel Madureira Andrade e a dupla Musa paradisíaca – a conceber uma obra contemporânea, colaborativa e artesanal, pela marca Cervezas Alhambra, Igor Jesus foi o selecionado para ver o seu projeto ganhar vida, numa peça de arte.

“Diapasão”, da autoria de Igor Jesus, foi o projeto que gerou “maior consensualidade” entre o júri, composto pela curadora portuguesa responsável pela seleção dos artistas, Isabel Carlos, pela comissária espanhola responsável pela direção artística do projeto, Alicia Ventura, pela International Marketing Director da Mahou San Miguel, Monica Börner, pelo curador e responsável pela programação de artes plásticas da Culturgest, Delfim Sardo, e pelo jornalista e crítico de arte contemporânea, José Marmeleira.

Apesar de elogiar as três propostas apresentadas, como sendo de “muita qualidade e completamente distintas entre si”, Isabel Carlos destaca: “O Igor surpreendeu-nos porque interpretou este desafio através do som, que não é dos cinco sentidos aquele que associamos de forma mais direta a um produto como a cerveja”.

A curadora crescenta ainda que a peça apresentada pelo artista português “terá um enorme impacto, pois trata-se de uma escultura que vive simultaneamente do som e da imagem em movimento, expressando ainda um balanço entre as mais recentes tecnologias e as técnicas artesanais”.

briefing@briefing.pt

 

Segunda-feira, 03 Fevereiro 2020 10:38


PUB