A covid-19 está a ter um impacto negativo muito grande na vida das pessoas, nas empresas e nos setores. O da imprensa está a ver o investimento publicitário diminuir, sobretudo o proveniente daqueles que estão relacionados com o comércio local e os pequenos anúncios.
O presidente da APImprensa, João Palmeiro, garante que estão a terminar o levantamento dos jornais que têm aplicações e sites evoluídos, “para que possam partilhá-los com informação produzida por outras publicações menos preparadas para o mundo digital”. Esta é a outra medida que vai ser posta em prática no setor.
E o feedback dos associados? João Palmeiro refere que têm tido “uma grande preocupação em relação à dificuldade em haver fontes de informação credíveis ao nível local”, isto porque – explica – a informação está centrada no Ministério da Saúde e na Direção-Geral da Saúde, em Lisboa. O que acontece? A diminuição de inserções publicitárias principalmente do comércio local, “que, por estar encerrado ou a encerrar, não vê necessidade em continuar as suas habituais comunicações”.
As expectativas da associação para os dias que se avizinham são que: as capacidades de produção e distribuição de jornais e revistas sejam asseguradas, o acesso dos jornalistas a fontes de informação seja reforçado, as redes logísticas de distribuição possam ter alternativas onde se mostrar necessário, e os sistemas de correios continuem a distribuir as assinaturas.
“Os jornais e as revistas terão necessariamente menos páginas, mas marcarão o seu lugar de informadores seguros e de confiança junto dos seus leitores, seja através das suas edições em papel seja através das suas edições digitais”, assegura.